terça-feira, 26 de maio de 2015

Prova do Litro, 2015

A Prova do Litro já é um evento que pessoalmente gosto bastante. E esta Prova do Litro ainda teve mais sabor. Realizou-se nos antigos estaleiros da Lisnave - Margueira, em Cacilhas o que já de si era suficiente mas, para mim, é um espaço do qual eu ouvi tantas histórias durante os trinta anos que o meu Pai lá trabalhou. Primeiro como soldador, depois como projectista. Histórias de camaradagem, histórias de trabalho, histórias menos boas mas sempre com o brilho nos olhos de quem vestia a camisola e sentia o que fazia e o sítio onde estava. E eu não pude deixar de construir a minha Lisnave que nestes tantos anos apenas consegui ver de fora do portão que me bloqueava o acesso a esse mundo maravilhoso de imaginário de criança.

Lisnave - Margueira - pórtico

É certo que a Lisnave desses tempos não é a Lisnave dos nossos dias e que me assaltou um misto de tristeza, por ver que o que resta daquele meu mundo sempre resplandecente e a fervilhar, está hoje abandonado, vazio e triste mas, ao mesmo tempo, alegria porque finalmente estava ali, da parte de dentro do portão, com amigos, numa coisa que adoro a passar bons tempos que me obrigaram a apagar a mágoa. O resultado? Mais que positivo! Mágico quase!

Lisnave - Margueira - panorama

E vêm os agradecimentos ao Vespa Clube de Lisboa. São da praxe sim, mas estes, por tudo o que escrevi antes, são mais sentidos que nunca. Aos meus bons amigos, aos amigos que vou fazendo e a outros que vou conhecendo, muito, muito obrigado!




0 "bitaites"