terça-feira, 27 de outubro de 2015

O primeiro - From Lisbon to Croatia - posta 3

E finalmente chegou o primeiro dia de estrada!

A saída foi cedo. Lembro-me que me levantei ainda mais cedo do que se fosse para ir trabalhar, depois de na véspera ter estado, também até mais tarde, a preparar as coisas, já deixando o mais possível pronto para ser só agarrar e ir. Era o nervoso miudinho!

na Atalaia, Montijo
Atalaia, Montijo - ponto de encontro inicial.

A A33, como geralmente oiço de manhã na rádio mas ignoro porque não me afecta, estava congestionada a partir do Barreiro mas até aí a Vespa estava a andar com o demo lá dentro - ou então era já o meu conta-quilómetros a começar a se desintegrar pois ia desembestado a uns 130km/h.

Está calor? Gigleur maior.
Está calor? Gigleur maior!
E lá cheguei à Atalaia onde era o ponto de encontro. Espero na rotunda... espero... espero... telefono mas ninguém me atende... Até que aparece um funcionário da Câmara Municipal daquela zona e me diz "Também vais para a concentração? Onde é que é?" E fiquei duplamente alerta; também vou?! Onde é que é?!! E lá lhe respondi que íamos até à Croácia e que estava à espera dos restantes três. Ao que ele retorquiu com indiferença, à primeira parte – ou não fazendo ideia de onde era a Croácia ou pensando que estava a gozar com ele ou achando perfeitamente normal a Vespa lá chegar – e retorquindo à segunda. Disse-me que eles já tinham passado, sim eram três e eram duas motas vermelhas e uma escura. Raios, correspondia à descrição. Achei estranho mas tinha-me atrasado um pouco no trânsito... iam parar mais à frente, pensei.

Agradeci, desejou-me boa viagem, obrigado, obrigado e vá de enroscar punho.

Já ia no Passil quando sinto o telefone a vibrar. Páro de imediato na berma e era o Kes. "Então pá já foste andando? Estamos aqui, em frente à igreja da Atalaia que é fixe para tirarmos um fotos e tal". E lá vou eu para trás.

coffee to make or take
Em espanhol "Café para tomar o llevar", em inglês "Coffee to make or take"...
E lá estavam eles e as Vespas e os amigos da ArPlano. Tinham-me visto e pensavam que eu também os tinha visto. Contei-lhes a história do tipo da Câmara Municipal. Sorrisos durante e risos intensos no final da história.

Lá combinámos as coisas, depois de tiramos umas fotos. Os moços da ArPlano iam fazer ainda um pequeno filme da despedida de Portugal – nesse dia já iriamos chegar à Guadalajara – de carro e com um drone. Nós avançávamos, aproveitando a estrada mais ou menos direita que se seguia, devagar, e eles iam-nos ultrapassando e depois nós a eles e nós a eles de seguida, numa primeira fase. Depois parávamos e lá entrava o drone em serviço. E ficou altamente!

Mas com tudo isto eram 11 horas e nós só ainda perto de Pegões! Tínhamos que seguir e também o material que já tinham já chegava para uma coisa engraçada.

É agora. Despedidas feitos, foi o verdadeiro início da viagem, a fazer quilómetros para sair de portugal e atravessar a primeira metade de Espanha mais um bocadinho, o mais rápido possível.


Despedida de Portugal em grande estilo, com a ArPlano.

E esta parte da história, é a história conhecida de quem já atravessou Espanha, directo a Madrid. Praticamente deserto, só autoestrada, só parando para abastecer e comer qualquer coisa nas áreas de serviço e quilómetros e mais quilómetros e muito, muito calor. Claro que Espanha não só disto. Saindo para estradas nacionais e / ou regionais é quase tudo diferente – o calor mantem-se! – e encontramos sempre pessoas e terras simpáticas. Mas o muito que ainda tínhamos que andar, não nos permitiam ir, para nós, pelos melhores caminhos. Infelizmente.

tinto verano em Trujillo
Em Trujillo, tinto de verano, pois claro!

Mas há um ponto que se tem tornado obrigatório parar; Trujillo. Para celebrar com um tinto de verano bem gelado que os trinta e muitos graus que estavam a isso obrigavam. Nos casacos pretos o sol até queimava e, mesmo com eles só presos nas molas e de fechos abertos, o ar era bafo! E depois estivemos à sombra a colar mais uns autocolantes de patrocionadores e deu a moleza e arrancar custou bastante.

MeoDrive
As Vespas e o Meodrive.
Mais autoestrada, mais calor, mais quilómetros. Recta. Monotonia. Som dos motores das Vespas. Quebrados apenas por um ou outro carro que passava e por uma ultrapassagem empranchados aos camiões. Sempre a prego! Chegámos aos arredores de Madrid. À radial M-50. Aquilo é uma confusão e um caos e atravessámo-la quase na hora de ponta. Tirando um ou outro acelera todos se respeitam e a coisa lá acaba por fluir sem grandes incidentes por entre carros e camiões e trabalhadores mais ou menos ansiosos por chegar a casa. Coisa digna de registo é que acertámos no caminho à primeira – aqui louros ao Emanuel porque viu os mapas e o Meodrive, memorizou tudo e não tivemos que fazer a radial toda novamente para voltar à casa de partida, fazendo os 80 quilómetros do total desta.

Agora só faltavam uns cento e poucos quilómetros até Guadalajara onde tínhamos já reservado alojamento. E já nos tinham telefonado para fazermos uma estimativa da hora de chegada. Hora de chegada? Devolvemos a chamada. "Diz-lhe que estamos de Vespa." E o Rui disse mas ficámos com a sensação que não perceberam nada. Vespa?!! Péksis! No? Arrancámos.

Guadalajara, fim do primeiro dia
Guadalajara, fim do primeiro dia.
Quando chegamos a Guadalajara tivemos que andar à procura do hostel. Pela morada ninguém nos sabia dizer ao certo onde era – uns diziam que era ao pé do hospital, outros outra coisa completamente diferente e para o lado aposto – e a hora também já era avançada, não se vi muita gente, naquela quinta-feira à noite. Uma consulta ao MeoDrive que nos indicava o sítio certo que era por ali, virar acoli e tornar à esquerda acolá mas não nos parecia nada. Mas era mesmo! E quando chegámos de Vespa, a rapariga que nos recebeu ficou surpreendida. Não tinha mesmo percebido nada. "Sim, sim, vimos de Portugal e vamos para a Croácia", foi primeira de muitas vezes e linguas em que tentámos repetir isto!

Guiou-nos ao quarto, quatro camas com WC, impecável e perguntámos onde é que podíamos comer. Disse-nos que aquela hora era difícil, que o hostel tinha restaurante mas que, ou ia fechar em breve ou já tinha fechado. Foi ver. Ainda dava para lá ir. E fomos. Saem quatro hambúrguers cheios de molhos e batatas fritas e salada, acompanhados com quatro cañas geladinhas. Soube-nos maravilhosamente bem, depois de todos os quilómetros feitos!

Foi comer e ir dormir que amanhã era outro dia e tínhamos que começar cedo. Senão ia ser como este dia, sair tarde é chegar tarde e de noite os quilómetros custam mais. Bom neste caso até não que de noite sempre estavam uns vinte graus muito melhor do que os quase quarenta que apanhámos na torreira do sol, a meio de Espanha.


Foi este sensívelmente o nosso percurso no primeiro dia.
660 Km percorridos.

Um dos dois dias que Espanha iria consumir na ida, estava terminado sem percalços de maior mas também sem grande histórias.

0 "bitaites"