quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Dia de ferry e um pouco mais - From Lisbon to Croatia - posta 6

Este foi um dia sem grande história. Foi passado praticamente todo no ferry de ligação entre Espanha - Barcelona e Itália - Savona. E no ferry não se passa grande coisa. Aproveitámos o tempo para fazer uns vídeos e tratar umas fotos do que já tínhamos feito até agora de viagem. E o tempo lá foi passando até colocarmos de novo os pés em terra, em Itália.

From Lisbon to Croatia - dia 4 - Barcelona - Savona
Ainda no dia anterior, na chegada ao ferry, brindámos!
From Lisbon to Croatia - dia 4 - Barcelona - Savona
No ferry... céu, mar e pouco mais...

O percurso que tínhamos que fazer, depois do desembarque, era curto. De Savona a Varazze foram uns 25 quilómetros, sempre à beira do mediterrâneo.

Chegados, fomos beber uma para celebrar a chegada a Itália. Um bar que nos serviu com as cervejas umas pizzas e um pão com qualquer coisa que no fim percebemos ser oferta (havemos de voltar a este bar). Aaaah, relaaaaaxxxxx...

Voltámos às Vespas para descobrir o apartamento e mais uma vez com o auxílio precioso do MeoDrive, lá descobrimos o caminho. Raio que aquilo era a subir!!!

Mas valeu a pena. A casa, além de enorme, tinha uma vista magnifica para a baía de Varazze com uma enorme varanda onde só apetecia sentar e... não fazer coisa alguma! Grande surpresa, grande reserva de última hora.

From Lisbon to Croatia - dia 4 - Varazze
Esta vista... f - a - n - t - á - s - t - i - c - a ! ! !

Varazze era uma estância balnear "estranha" aos nossos olhos, naquele momento. Porque, apesar de ter uma extensão de areia considerável, quase não se conseguia vê-la do passeio marginal. Percebemos depois que é "normal" existirem praias concessionadas - também as temos por cá, em Portugal - mas ali ocupavam a totalidade do areal e barravam mesmo o acesso a quem não fosse um utilizador pagador. Conseguimos depois ver duas ou três entradas, sendo que uma delas era um molhe de onde vimos um pôr-do-sol fabuloso; Varazze é estranho e bonito!

Sem grandes exigências deambulámos pelas ruas. Estava a aproximar-se a hora do jantar e não tínhamos qualquer referência, sugestão ou conhecimento. Metemo-nos pela parte antiga, com ruas estreitas e casas tipicamente italianas e deparámos com uma procissão. Metia padre e seus ajudantes, porta estandartes, banda, escuteiros e os fiéis atrás disto tudo. Se não estivessem com canticos em italiano, poderiam perfeitamente serem fies portugueses...

From Lisbon to Croatia - dia 4 - Varazze
Panorâmica de Varazze ao pôr-do-sol.

Talvez por esta paragem forçada acabámos por descobrir um pátio com um restaurante fabuloso, com pratos tipicamente italianos e, razão principal, onde estava um enorme grupo de locais, com a simpatia e o trato que é devida sempre que temos ido a Itália. Meter conversa, somos de Portugal, vamos para Croácia, de Vespa, ó que fixe e pronto, está feito, somos aceites como locais e tratados como tal. É isto que procuramos e quando o conseguimos... é aquele misto de sensação de querer ir e ficar ao mesmo tempo. Percebem?

From Lisbon to Croatia - dia 4 - Varazze
Ao jantar...

Brindámos a quem não pode vir - ao Ferreira! - comemos coisas que não sabíamos bem o que eram antes de vir para a mesa, por muito esforço na tentativa de explicação e ficámos muito satisfeitos. De comida e de bebida.

Deambulámos novamente até casa, com a satisfação da pança reconfortada da boa comida e a cabeça alegre do bom vinho. Amanhã continuávamos a descer Itália pela costa, atravessando outro objectivo psicológico da viagem: conhecer o parque de Cinque Terre.



0 "bitaites"