quinta-feira, 31 de março de 2016

De Varazze a Livorno, por Cinque Terre - From Lisbon to Croatia - posta 7

Depois dos primeiros quilómetros em Itália e de encher os pulmões daquele país maravilhoso, para o segundo dia tínhamos delineado um percurso sempre à beira do Mediterrâneo, descendo da Liguria para a Toscana, com passagem obrigatória pelo Parco Nazionale delle Cinque Terre.

From Lisbon to Croatia - dia 5 - (perto de) Moneglia
Calor e mediterrâneo, estrada fantástica e Vespas!

Todos nós já tínhamos ouvido falar e visto fotos, das suas estradas recortadas, das suas pequenas aldeias à beira mar e, no tempo livre na travessia de ferry, decidimos que por aí seria o caminho. Não traçámos grandes percursos, nem tão pouco definimos estradas, horas ou destinos; íamos e logo se via onde parávamos e onde chegaríamos, sem stress, como sempre combinámos que seria esta viagem.

O primeiro grande momento deste dia foi chegar a Moneglia através da Estrada Statale 370.

Porquê?

Porque são quilómetros sempre à beira do Mediterrâneo, salpicados com praias, pequenas localidades e, na estrada, uma série de túneis que... só percorridos! Mal comparado porque cada sítio tem o seu local, se conhecerem a Ilha da Madeira, do lado norte existem uns túneis antigos que estão vedados ao trânsito. Estão a ver?! Em Itália estão ao serviço, com o trânsito normal do dia-a-dia e são um belíssimo cartão-de-visita! E depois o bom tempo, o sol, o mar e a vontade de parar e ficar logo por ali a aproveitar todo aquele cenário.

Mas com dificuldade lá fomos avançando.

Não pelo mau caminho ou pelas estradas em mau estado mas por todo o cenário. Ora parando para uma foto, ora circulando devagar ou mesmo parando à entrada dos túneis porque muitos deles só têm um sentido e quinze minutos de espera máxima, caso não ser a vez de avançar de quem segue no nosso sentido. Por mais túneis e paisagens e cheiros, cores ou sensações que se guardem na memória não se consegue descrever e, mesmo as fotos ou os vídeos, não vos conseguem transmitir tudo. Estávamos oficialmente embriagados com Itália!

From Lisbon to Croatia - dia 5 - Riomaggiore
Sem palavras: Riomaggiore

Quando nos tivemos que afastar obrigatoriamente da orla marítima porque deixa de haver estrada por aí, passámos para a serra e entrámos no Parco Nazionale delle Cinque Terre. Curvámos, perdemo-nos por querer sempre a estrada mais remota, desfrutámos e, das cinco aldeias que dão nome ao parque, fomos visitar Riomaggiore. Não por ser melhor ou ter algo a mais que as restantes quatro mas apenas porque era a que ficava mais a caminho. E, se são todas assim, vale a pena - tirando os muitos turistas e o very tipical das lojas que vendem recordações de uma passagem por ali. Mas, bolas, também o éramos ali e naquele momento. Certamente turistas diferentes dos restantes, nas recordações que trouxemos e nas sensações que procurámos obter mas mais uns turistas entre tantos.

Ficámos por ali a olhar. Para um lado, com as suas casas sobranceiras de cores pastel, para o outro, com os seus pequenos barcos de pesca e pescadores nos seus afazeres, para a frente, a ver quem se banhava e dava mergulhos verdadeiramente olímpicos dos penhascos. Não podíamos estar mais satisfeitos!

From Lisbon to Croatia - dia 5 - Riomaggiore
Óóóó diaaaaaaaaaboo...

O Rui serviu de fotógrafo numa sessão fotográfica deveras sui generis. Um "casal" que tirava fotos, primeiro, ela em grandes poses e de biquíni reduzido e fluorescente e ele de tablet em punho, escolhia os locais e os fundos mais apetecíveis. Depois, trocaram. Ele de calção, polo e sapato de vela e ela já de vestido - que entretanto o sol ia-se escondendo - envergando o mesmo tablet, fotografando-o em poses mais sérias e de homem responsável. A seguir, como tinham vindo para perto de nós e como se os planos individuais já os tivessem satisfeito, pediram ao Rui se lhes tirava umas fotos aos dois juntos. Tudo normal, não fosse o improvável do casal e o facto de ela parecer um ele mal disfarçado ou uma ela muito (mal!) retocada. Não, não somos homofóbicos ou outro nome feio que vos possa estar a ocorrer neste momento, somos apenas rapazes de bom gosto.

From Lisbon to Croatia - dia 5 - Parque Nazionale delle Cinque Terre
Subimos novamente até às Vespas, era hora de seguir. Estávamos sensivelmente a meio do caminho que tínhamos pensado fazer hoje e a "melhor parte" estava feita.

O dia passou ainda por La Spezia, fim do Parco Nazionale delle Cinque Terre e da estrada sinuosa e praticamente sem carros. Portanto, boa. Enveredamos pela E80, uma estrada recta e plana e com muito trânsito e camiões. Não tão boa. Mas, como foi feita quase totalmente a prego, passou a ser "divertida". Justificámos mentalmente o ir a fundo com o avançado da hora e de ter alguém à nossa espera.

Nesta estrada passámos "ao lado" de Pisa mas ainda não foi desta que visitámos a torre inclinada. Seguimos até Livorno, quase sempre a prego.

Inicialmente, quando estávamos a fazer os (poucos) planos para esta viagem e quando começámos a divulga-la aos amigos, resolvemos logo passar por Livorno até porque julgámos que iriamos ter a companhia, nesta parte da viagem, de uma grande amiga nossa, Italianíssima de Livorno. Mas infelizmente não foi possível. No entanto quem tem amigos tem tudo e indicou-nos um casal amigo e como amigo do amigo, nosso amigo é, contacto para ali, combinação para ali, arranjaram-nos alojamento, levaram-nos a jantar e tudo e tudo para que nos sentíssemos em casa: um grande bem-haja para a Clelia, Andrea e Silvia.

Com recepções destas ficamos eternamente em dívida!

E o dia acabou. Recolhemos, já tarde, ao nosso alojamento em plena baixa de Livorno, junto aos canais, na Scali del Pesce.

Se algum de vocês precisar de alojamento para aqueles lados não hesitem: http://www.airbnb.pt/rooms/3874323. Daquela janela temos Itália a nossos pés!

O vídeo do dia

O mapa do dia

Foi este sensívelmente o nosso percurso no quinto dia de viagem.
Cerca de 300 Km percorridos.


1 "bitaites"

Pedro Cantifas disse...

maravilha!