segunda-feira, 29 de outubro de 2012

IMCDb

Não sei se já tinham conhecimento da existencia do IMCDb.org. Se tinham desculpem e podem ir à vossa atarefada vida, se não conheciam, continuem a ler que são só mais meia dúzia de linhas.

Para vos dizer que a Internet Movies Car Database trata efectivamente da catalogação dos veículos que aparecem em filmes. Em todos? Não sei, mas muitos sim!

Experimentem, por exemplo, pesquisar por "Piaggio Vespa" ou por "Piaggio Ape" (poupo-vos o trabalho: http://www.imcdb.org/vehicles.php?make=Piaggio&model=Vespa ou por http://www.imcdb.org/vehicles.php?make=Piaggio&model=Ape).

Have fun!


 Copyright ICMDb.org


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Agora agarro. Agora não... Agora sim.

Bem gostava de vos escrever um texto com cabeça, tronco e menbros. Com alguma estrutura lógica. Que fizesse sentido. Ou com o seu quê de agradável para vos prender e torná-los meus seguidores (pssst, baixinho que ninguém nos ouve: aproveitar que o Bob da Horta das Vespas estar "de férias" para lhe roubar fãs).

Vespa PX 200 piston, gasket rings and piston pin
Gostava mas não consigo. Dias ocupados demais. Mente livre "de menos".


Se têm lido por aqui qualquer coisa, têm percebido que tenho uma PX. PX essa que me acompanha de férias, no dia-a-dia, no lazer, no trabalho, de noite, dia, à chuva ou ao sol. Sabem também que a defendo. Que a adoro. Que sinto enorme prazer todos os dias ao sentir o cheiro do 2T, de curvar, de ondear pelo meio das filas de transito quando tudo está atafulhado na confusão de um dia de chuva e stress automobilistico.

Mas não sabem que nos últimos meses tenho estado sem ela? Alguns saberão...

Se da primeira vez agarrou porque saltou um dos pinos que travam os segmentos, agora foi porque sim. Ou melhor porque o pino que prende o piston à biela resolveu desgastar-se como nunca tinha vi! Não sei explicar como.

Certo que técnicamente não se pode considerar um agarranço no literal sentido foi inevitável prestar atenção ao barulho descomunal de "chapas soltas" que saia do motor quando acelerava. Não é acelerava muito. É acelerava apenas(!), muito suavemente e a medo.

Faz-me diferença parar a PX e resisti o máximo que pude. E quando consegui pará-la e prestar-lhe atenção o que me deparei estava nas fotos! Aquele desgaste no cavilhão... Quê ainda não viram!?!

É preciso uma foto mais aproximada? Vocês ordenam; aqui está ela (e mais outra aqui)!

Deu para perceber?

Agora imaginem isso à cacetada com a grade de roletes e esta com a biela e isto tudo "aos gritos". Era violento era e inimigo do coração como o colesterol mau!

Desta feita, piston, rectificação, grade de roletes e cavilhão novos mas acho que ainda vou resistir em mudar a biela. Acho. Teria que abrir o motor. E tenho urticária, muita, quando se fala em abrir o motor. Admitir que o motor "novo" está a ficar cansado. Que a minha PX "nova" está a ficar velhota, como as "Vespas muito antigas de dois bancos"...

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Óculos de ciclismo: check!

Gosto de utilizar capacete aberto na cidade. Habituei-me. Gosto do maior campo de visão e da sensação de maior facilidade de decisão quando tenho que num relance decidir se arrisco ou não fazer uma manobra.

De dia, utilizo óculos escuros. De noite, adquiri um capacete jet. Deu jeito. Mas a viseira ficou riscada e o jeito que deu tornou-se num problema. Grande. De noite, com a luz dos veículos que circulavam em sentido contrário, quase deixava de conseguir ver. Aguentei o máximo que consegui e continuaria a aguentar...

A solução foi encontrada numa visita à Decathlon: óculos brancos por 9,95€! Ao lado, os mesmos em versão amarela. Pelo que sempre ouvi dizer além de realçar a luminosidade atenuam a luminosidade, ou seja, realçam partes escuras e atenuam luz intensa. Ideal para "esconder" a porcaria dos faróis de xenon que apontam para os céus!

night rider #2Os óculos e a bolsinha janota para os guardar, por enquanto, sem riscos
E não é que funcionam mesmo como sempre ouvi dizer que era suposto funcionarem?

Na altura só não trouxe os dois pares, os brancos e os amarelos porque não sabia se cabiam dentro do capacete, mas é ouro sobre o azul; não só cabem como praticamente nem se sentem em utilização.

Próxima paragem: Decathlon mais próxima!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vespa P125X nova, cerca de 30 anos depois

Depois de um loooongo interregno e de alguns quilometros feitos de Vespa...

Bom, não tem nada a ver!

Estava aqui "perdido" a olhar para as minhas fotos e deparei-me com uma...

Não também não tem a ver com isto!

Ao certo, ao certo e um bom início para este post é que voltei a estar ao pé desta Vespa, uma impecável P125X.

Vespa P125X #1

Poderia ser mais um restauro. Poderia, mas não é. Poderia ser mais um espécime apenas impecávelmente pintado. Poderia, mas não. Poderia... tanta coisa! Poderia, sim.

Mas o que marca esta Vespa de tantas outras é isto.

Vespa P125X #2

Poderia também ser um conta quilómetros novo. Poderia. Poderia já ter dado a volta. Também, também...

Acontece que esta Vespa com cerca de 30 anos está... de origem! Tudo o que podem ver nesta Vespa está de origem, a pintura, os quilómetros, os pneus, tudo! Não, não esteve parada num palheiro, nem na toca do Ali Baba, mas esteve parada numa garagem durante os cerca de 30 anos em que existe.

Podia contar a história do telefonema que recebi. A dizer que queriam que fosse ver uma Vespa, antiga? Sim, não tem piscas! Mas é tipo a minha, meio quadrada? Não é redondinha. Ok. Tal dia vamos lá. Fomos. Vi. Desmontei que não tinha chave, estava "perdida". Disse que belo restauro que até os autocolantes de origem colocaram. Estranaharam mas calaram. Repito, outro pormenor. Que belo restauro que até o conta quilómetros zincaram como de origem, coaram o autocolante com as ligações da luzes... Estranharam novamente mas falaram. Restauro? Eu, sim... Mas qual restauro? E eu torno, este, a Vespa está nova! E eles sim está... tal como quando foi comprada a parada uns mese depois. E eu, QUÊ? Isto é de origem? Este quilómetros são de origem, a pintura... TUDO? Sim, tudo.

De como tive apenas que limpar o carburador e a gasolina com cerca de 30 anos do depósito e encher os pneus e passados cerca de 30 anos nem o ralenti tive que mexer?

Podia mas não conto!

Vejam as fotos, primeiro as mais actuais, a seguir no dia em que a fui ver: http://soeirinho.com/fotos/pestevao/pesquisa/etiquetas/vespa+mAC2/

P.S. - reparem que desde 2008, data em que a fui ver e que foi adquirida pelo actual proprietário, até agora circulou menos de 150 quilometros. Prevê-se que vá continuar nova nos próximos 30 anos.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A bófia anda a perseguir os APEs



Este anúncio tem um quê de Y.M.C.A. O Sr. Agente da Autoridade começa por dizer ao compadri que é bonito... Logo de seguida, aplica-lhe um elogio violentíssimo aos faróis...

Valeu a inocência de trabalhador rural do longínquo ano de 1995. Sem internets, nem TDTs, nem globalizações, o compadri não reconheceu as investidas encapuçadas do Sr. Agente. E seguiu descansado na sua vidinha bem mais facilitada só por ser dono de um APE.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ZER - a segunda fase (ou a extensão a toda a Lisboa)

Apresento-me.

Sou informático.

Gosto das coisas limpas, curtas e funcionais.

Eficazes.

Rápidas (o mais possível).

Lógicas.

Compreensíveis.

Mensuráveis.

Na Câmara Municipal de Lisboa também.

Mas ao contrário!

Depois do fracasso que foi a implementação da ZER - Zona de Emissão Reduzida - na Baixa/Chiado, decidam tomar a atitude exactamente oposta aquela que todos os indicadores de poluição suportam. Fracasso da ZER, fase I!

Depois de implementado e ao contrário do que todos gritavam inicialmente, principalmente os ecologistas, os verdes, os roxos, os castanhos e todos os outros, os índices de poluição na baixa lisboeta não baixaram. Nem se mantiveram. Aumentaram!

Vai daí, como a medida foi de um sucesso imenso, de uma eficácia tremenda, com medidas mensuráveis, resultados lógicos e esperados... ok não foi nada disto... mas, decidiram lá pela CML, estender a ZER a toda Lisboa. E eis-nos entrados na fase II a 1 de Abril de 2012!



Lógico não?

Como explicar aos rapazolas que um Porsche Cayenne acabado de sair do stand, apenas parado no trânsito, poluí muito mais que qualquer veículo de baixa cilindrada - aqui só me interessam as Vespas e scooters clássicas, em geral - dos anos 70, 80, 90 e 2000 a circular a todo o gás? Já nem falo igualmente paradas no trânsito...

É simples e não só, é possível de explicar. Mas só para quem quer ouvir, ver e meditar sobre os simples cálculos que suportam esta verdade.

Na CML não.

Acredita-se mais nos absurdos do que na lógica.

E aplicam-se medidas populistas.

E depois de fracassadas insiste-se nelas!

E quanto mais fracassadas forem as medidas, mais se insiste nelas, até que todos acreditem que são efectivamente verdade. Então, promovem-se uns boletins janotas, cheios de prosa bonita...

Todos passarão a acreditar.

Feito! (som de bater as mãos uma na outra, sacudindo a "sujidade")

sábado, 17 de março de 2012

«Queda» da Estrela (ou como abrir covas para jogar ao carolo, parte I)

... depois do almoço no Albertino, dia bom de sol, na estrada sinuosa mas não em demasia que segue para Gouveia, já depois de Nabais, eis que um grupo de bravos e saciados vespistas se diverte; inclina para um lado, curva para o outro, tudo devidamente documentado com um par de GoPro... De repente...



Como este é um blogue bué avançado, segue um descritivo do filme para pessoas com problemas de acessibilidade.

início
ouve-se uma Vespa
ecrã preto
letras brancas
2012
Passeio à Serra da Estrela
a imagem aparece
estrada boa, com o sol à esquerda
piso parece bom
rail e postes do lado direito
traço continuo
grupo de Vespas à frente
curva suave à esquerda
"sol de chapa"
curva fecha
vespistas da frente a curvar
...
a imagem desaparece
fundo preto
letras brancas
Brevemente...
som de Vespa a travar
fim

Vão vir mais vídeos, vão, vão. E vai vir o vídeo completo, vai sim senhor. Onde? Pode ser aqui, pode ser ali, num site, num fórum, numa vídeo galeria, será... com certeza por aí.

Caaaaalmaaaaaa pá! Eles vão surgir...

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Merdas?!? Acontecem, acontecem...

Um tipo vai descansadinho a andar na sua Vespa.

Vai com calma, está calor, pode agarrar.

Faz uma subida a puxar e pensa: "bolas que a Vespa está com um barrote..."

Chega ao cimo da subida e ouve a pendura dizer: "olha... desligou-se!!!"

Merda! Desligou-se não foi...

Embraiagem... (des)Larga... Fixe, siga caminho!

Passado uns tempos...

Toma coragem...

Deixa cá ver o que aconteceu...

30 min. of Vespa PX 200 cylinder sanding...

E vai de lixar...

90 min. of Vespa PX 200 cylinder sanding...

E ainda precisa de lixar mais um bocadinho...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Airbags nas motas?

Saíu uma notícia na revista do ACP sobre airbags nas motas.
Foram apresentadas duas soluções.
Uma com um airbag no capacete (com sensor automático de queda) e outra com airbag no casaco com um fio "salva-vidas" que activa o airbag quando o fio é puxado (ou seja quando o condutor se afasta da mota... se nos esquecermos de tirar o fio quando paramos por vontade própria....).
O que me surpreendeu foram os preços relativamente baixos.
Um capacete fechado por 237,50€ (http://www.apcsystem.com/) e casacos por 375 a 479€ (http://www.hit-air.com/).
Não é barato, mas também não são preços escandalosos tendo em conta preços de certos capacetes e casacos.
Para mim ficou a reflexão, talvez seja altura de começar a pensar em segurança activa a andar de mota.... mas entretanto veio a crise!!! :-)

sábado, 7 de janeiro de 2012

Melhor anúncio - APE

O que para a Europa evoluída passou a ser uma moda e chegou o "luxuoso" APE Calessino, nos países ditos em vias de desenvolvimento continuam a ser utilitários. Precisamente o que sempre foram, desde a sua concepção.

E vendem-se como isso. E anunciam-se precisamente nesse universo magnifico e inesgotável de possibilidades.



P.S. - já vos tinha dito que adoro os APE?

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vespa photo session

Waiting...
Nothing to do beside...
Mobile phone with camera in my pocket...

Idea!

Result.





quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lisboa em alerta amarelo

Por causa do mau tempo pois! Chuva e vento, principalmente.

Vai daí a PSP / Lusoponte resolveu condicionar o transito a motos e a veículos com lona, na Ponte 25 de Abril. Vai daí estava a ver a coisa mal parada. Vai daí noticiaram que estavam a juntar as motos e os veículos com lona, à entrada da ponte e depois iam em cortejo. Vai daí, fui.

E estavam lá as motos todas paradas e os veículos com lona. E o polícia deu o briefing. E montaram-se nas suas motos e mandaram avançar. E estava lá a jornalista e o camera-man. E... vinha em máximos, ofusquei a imagem!



Mas afinal... nem estava assim tanto vento, fez-se bem. Mas foi bonito ver a ponte só com motos. Obrigado PSP / Lusoponte!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Exposição mostra a Vespa de «Férias em Roma»

Audrey Hepburn, Gregory Peck e a Vespa em «Férias em Roma»Todos devem conhecer o filme "Férias em Roma"... Não?!? O quê? Olha, olha o Sr. de óculos de massa pretos... Sim, sim, você aí à frente do MacBook branquinho de 2000€... Não conhece!! Bora xingar?!? Não... não... NÃO... calma...

Não conhece, não há problema nenhum, antes de nós conhecermos, também não o conhecíamos, por isso aqui fica um trailer.



Agora, Sr. de óculos de massa pretos, queira primeiro enxugar a lagriminha que teima em correr... Já está? Prooonto, pronto, tudo bem... Jááááá passou. Prooonto... Melhor?

Bom, se achou que o filme valerá a pena, pode sempre ir e... adquiri-lo para visualizar o seu conteúdo integralmente. Ou então, não, mas ficou a saber que este filme existia: conhecimento, partilha, cooperação... Todos ficamos a ganhar!

Mas antes de ser interrompido, queria dizer-vos que caso passem por Roma num destes dias, podem ir "oservar" uma exposição no Museu dell' Ara Pacis onde para além de outros objectos em exposição, podem encontrar a Vespa protagonista desta história.

Sim leram bem, Vespa protagonista.

A Audrey Hepburn foi só a artista bonita à altura da Vespa e o Gregory Peck o macho estiloso e galã, à altura da Audrey!

(como se escreve na Horta das Vespas, P.S.C.O.)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pastilhas de travão

Gostavam de saber como se mudam as pastilhas de travão de disco, das Vespas PX? Sabem um pouco de línguas estrangeiras?

Estes links são para vocês!





segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O meu 15º Iberovespa

Tive a sorte de pertencer à equipa que organizou este 15º Iberovespa 2011 - Armamar. E tive a sorte de pertencer a uma equipa vencedora. E ainda tive a sorte de, pertencendo a esta equipa, conseguir fazer o gosto ao dedo e tirar umas fotos que podem contar outras tantas histórias. E outros momentos que não conseguiram ser registados, mas que são igualmente importantes e dignos de referência.


OS «PRIMEIROS»

Os Iberos ou quaisquer outros eventos organizados fora da nossa cidade, são sempre mais complicados. As deslocações, as dormidas, a alimentação, o "quartel general", tudo isto foge da nossa rotina, do nosso meio e é mais um elemento desestabilizador para toda a organização. Mais coisas a tratar extra evento. Mas saiu-nos a sorte grande! O nosso Presidente tem família em Armamar e assim conhecemos a Cecilia e o José que nos receberam como se fôssemos da família e nos fizeram sentir confortáveis, seguros, apoiados. Basicamente, em casa. E ficamos a saber que batatas fritas com hortelã é muito, mas mesmo muito bom!


OS «SEGUNDOS»

E não posso esquecer os nossos anfitriões que, dentro das possibilidades e disponibilidade de cada um, tornaram este evento possível: Presidente da Câmara Municipal de Armamar, Sr. Hernâni Almeida, ao Vereador Sr. Pedro Santos, ao Arquitecto Sr. Renato. Pela paciência a amabilidade.


A DIVULGAÇÃO

Festa do emigrante?
Ah... A bela Festa do Imigrante a ombrear com o Iberovespa...


Quando chegamos a Armamar, vimos alguns cartazes, dos que tínhamos enviado, colocados em sítios estratégicos. Eis um deles, exactamente ao lado do cartaz da Festa do Emigrante... Outro vimos na porta do Minipreço. Mas ficava escondido quando a porta automática estava aberta. E como em Armamar fazia um calor que rondava os 40º e o espaço parecia não ter ar condicionado, a porta estava sempre aberta e o cartaz, sempre escondido.


O PASSEIO DE SÁBADO

.:::. ..
O café e um Sr. pouco disposto a diálogos (ou com vontade de dormir a sesta)...



«... depois sobe para cima...»
... e em frente as entusiásticas explicações, com as indicações preciosas como «sobe para cima» ou «tem pouco interesse, são só castanheiros e curvas» ou ainda o «vão pela estrada nacional que é mais rápido»





Já alinhavado, mas feito de carro, tivemos que refazer novamente os passeios, de Vespa, à velocidade que mais ou menos os cortejos circulam. Chegados a São João de Tarouca, fomos refrescarmo-nos a um café local. "Então, vêm aqui passear?" E foi o mote para uma conversa que nos fez aperfeiçoar o caminho de regresso, por uma estrada sem interesse que só tem castanheiros, é lenta e tem muitas curvas. Conseguimos também o contacto do Sr. que fez a visita à igreja do mosteiro, mas que de nada valeu, porque tivemos que lá voltar para falar com ele.


AS REFEIÇÕES

tss tss
Habitué na sombra à porta do restaurante, nas tardes de calor de Armamar



Há que trabalhar, mas também há que comer! E foi o que fizemos e bem (!), apadrinhados pela D. Lurdes e pelo Sr. António do Restaurante Misarela Gostos e Temperos. Ah, não me posso esquecer das simpáticas empregadas também. Forneceram os caldos verdes das refeições que servimos no parque de campismo. As restantes foram fornecidas pelo Catering - Pequenas Delícias.


O PASSEIO DE DOMINGO

serpente de asfalto
Eisxx chavalleeeeeeeee :)


«Acho que ainda não é nesta...»
Nem sempre foi fácil descobrir o caminho pelas melhores estradas municipais



Goujoim
Goujoim, as suas duas escolas e a casa do tabaco



O passeio de Domingo foi o melhor de fazermos. Primeiro porque era mais ao nosso gosto, com um pequeno fora de estrada, na parte da manhã e estradas de serra, na parte da tarde. Depois porque era para ser feito por mapa, da parte da tarde. O que nos permitiu largar as velocidades de passeios em cortejo e fazer o percurso a velocidades normais e curtir as curvas.

Neste dia tínhamos duas alternativas para a parte da tarde e da primeira vez que fomos a Armamar fazer os percursos, só tivermos tempo para fazer uma delas. A estrada era boa, mas o caminho... normal. Demasiado normal. Já com as Vespas, resolvemos ir experimentar a outra alternativa que... depressa passou a definitiva! As estradas e a passagem por Goujoim, uma das aldeias mais interessantes do Concelho de Armamar, valeu o stress de alterar e imprimir o mapa do passeio à última da hora.

15º Iberovespa 2011

Obrigado e parabéns a vocês todos que participaram e estiveram no espírito e fizeram com que tudo isto se tornasse no final, em mais um Iberovespa memorável!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vespa summertime feeling

Sombra... por di@photos

terça-feira, 26 de julho de 2011

E agora? Já posso?



Tinha prometido a mim mesmo que até o motor durar de origem, não mexia na Vespa. Não a kitava, quero dizer.

Agora o piston e a culaça foram-se, devido ao perno que trava o segmento superior ter decidido que estava cansado de cumprir (bem!) a sua função e resolver sair do sitio. E o cilindro precisa de ser rectificado...

Já posso mexer no motor?

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Carburadores? Não, não!

Acho que a minha Vespa está a chegar à idade ou à quilometragem em que coisas começam a aparecer e a suceder mais ou menos do nada.

No Domingo passado, chego à Vespa...



[inserir, como notas mentais, tudo o que se segue]

Bolas, deixei a porcaria da torneira da gasolina aberta novamente... Raios partam as boias que não vedam nada pá! Mas... a torneira está fechada... Bem... é mais uma para descobrir com tempo e paciência. Vou abrir a gota e gás na cena!

(torneira aberta)

Epá mas... isto está a ESCORRER gasolina!!!



(interjeições, mentais, de grau elevado que não consigo reproduzir)

Vamos lá ver.

(retiro o balon)

Ora isto vem... de... carburador. Não é novidade, aliás é recorrente. Deixa cá puxar... isto... Está preso...

(desapertar parafusos da tampa do carburador)

Eeeeiiiiiiiiiiiiiiaaaaa pá, isto está bonito está!!!



[acabaram as notas mentais]

[inserir diálogos José Saramago style]

(na Norauto)

Desculpe, mangueira da gasolina? Tipo esta... Não temos. Obrigado.

(na Roady)

Boa tarde, mangueira da gasolina? Assimmmm... Sim, está aqui. Ah boa, quero 70 cm, sff. Queria, só vendemos de 50 em 50 cm. Mas eu só preciso apenas de 70?!? Pois... Entãooooo? 1,50m? Ok. Obrigado.

[acabaram os diálogos José Saramago style]

[inserir notas mentais novamente]

Mede... Corta... Substitui... Ok, feito. Abre a gasolina... Suspense... Não corre para o chão. Boa! E agora... kick... kick.... kick... Pegou!

Siga que já estou atrasado e a culpa foi...



[acabaram as notas mentais novamente]

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Técnica - carburadores

Se são dos que gostam de sujar as mãos e ou tentar perceber um pouco mais de como a vossa Vespa funciona, vão gostar deste link: http://www.webercarburatori.com/?p=handbook.


LEGENDA

1 - Agulha
2 - Boia
3 - Despersor
4 - Gigleur médias
5 - Gigleur altas
6 - Gigleur baixas
7 - Regulação combustível / ar
8 - Regulação ralenti
9 - Guilhotina
10 - Gigleur arranque ("ar aberto")
11 - Abertura do ar

Os princípios físicos, explicações técnicas ou outras informações, está lá tudo, não podem é fazer um simples copy + paste deste conhecimento para os carburadores das vossas Vespas. Mas... se eu fizesse o trabalho todo... era como irem a uma oficina e pagar ao mecânico, certo?

Boa leitura, mãos à obra e bom trabalho!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vespaniada 2011 - os mapas

Ora então, pegamos nas Vespas e fomos ali e viemos. Quase todos. Infelizmente um teve que vir de avião. Mas está a compor-se.

Entretanto e no seguimento do meu último texto e das medições GPS, quilómetros e outras medidas métricas que permitem fazer cálculos e mais cálculos... E para, aproveitando as medições, desmistificar o facto que as Vespas de origem não andam nada... E para acabar com a sensação de cá chegar cheio de intenções de assinalar o caminho feito no Google Maps e, bolas, já me esqueci. E por pura... vá porque me apeteceu, instalei uma aplicação gratuita no telemóvel de seu nome: Sports Tracker. Quem é que sabe, quem é? O Pedro 42, outro ilustre autor deste blogue, que me deu a dica da aplicação!

Direccionada mais para desporto, corridas, bicicleta e tal, serve perfeitamente para viagens de Vespa, motos, carros, carroças, naves espaciais, desde que, requisito imprescindível, tenham um telemóvel compatível, com GPS e ligação estabelecida aos satélites.

on the road to Vespaniada 2011

Bom, ide lá ver estes mapas catitas e cheio de informações:

Mapa #1
Mapa #2
Mapa #3

Reparem nas velocidades máximas alcançadas. Em todos eles a aplicação registou velocidades máximas acima do 100 km/h!

Reparem no tempo que demoramos, nestes percursos que, conjugado com as boas velocidades (estamos a falar de Vespas), denotam tempos elevados de paragem.

Reparem também, no Mapa #1, a velocidade máxima que a PX200 alcançou (dica, naveguem nas páginas seguintes que aparecem no vosso lado esquerdo, por baixo das indicações do percurso)... 123 km/h medido por GPS! Anda pouco?

Reparem também que muito andamos por auto-pistas (não foi só, mas acabei por medir apenas estes troços, a razão a seguir), mas tinha que ser, o tempo era pouco para tantos quilómetros.

Super espectacular é o que vos tenho a dizer e que podem também com facilidade comprovar ao consultar os dados. Só um contra; devido às consultas constantes aos satélites, a bateria do telemóvel vai-se num ápice... E esta nem estava viciada.

Próximo melhoramento na PX: ficha de isqueiro!