segunda-feira, 23 de junho de 2008

Vespa ET4 + iPod

Jovem, tens uma Vespa automática? Adoras gadgets e outras modernices e não falhas a aquisição de uma nova tecnologia? Aprecias ser notado enquanto passas na rua e que todos reparem que ali vais? Gostas de mimar a tua Vespa com inovações tecnologicamente evoluídas? Então este DIY é para ti: Vespa ET4 iPod Speaker System!

Passo a passo o autor descreve a instalação de um sistema de som, baseado no famoso iPod, numa Vespa ET4 (servirá também para as LX e GT?).

Diz ele que esta ideia lhe ocorreu, porque achou louca a ideia de andar no transito de auscultadores a ouvir o som do seu iPod. Consultando os fóruns, descobriu um compartimente “secreto”, por trás do porta-luvas e daí à execução e a este artigo, foi um tirinho.

Se quiserem abreviar passos:
Não somos responsáveis por qualquer dano que possam inflingir às vossas Vespas, na execução deste DIY.

Acho que o autor do mesmo também não se responsabilizará por isso.

Ele próprio, não se responsabilizou a ele mesmo!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Vespa S squareheads

Por motivo da comercialização da recente Vespa S, por sinal a automática mais bem conseguida esteticamente por esta marca que todos nós gostamos, a DENTSU criou uma campanha inovadora.

O artista Dan Bergeron / Fauxreel foi chamado para criar 324 silhuetas Vespa Squarehead (pessoas com cabeça guiador de Vespa S), com cerca de 2 metros de altura, para publicitar o novo modelo por todo o Canadá.







Para mais informações basta ir ao site da DENTSU, navegar por “Our work” e escolher Vespa-S. Depois deliciem-se com o vídeo ou as imagens da campanha ou mesmo com as notícias publicadas em vários meios de comunicação social e que estão disponíveis para consulta via .PDF

Também por lá estão mais algumas campanhas Vespa...

domingo, 18 de maio de 2008

Medidor de compressão do motor

Há uns tempos atrás, andava a navegar pelo meu blog de Vespa / scooter português favorito, Horta das Vespas, e descobri um apetrecho qualquer para medição da compressão do cilindro e, consequentemente da vitalidade do mesmo.

http://hortadasvespas.blogspot.com/2007/12/agarrou.html

Num dos comentários vinha um link para um site de carochas brasileiro, com um DIY de um dispositivo amador. Bastava uma vela usada (ok, tenho cá muitas), um pouco de mangueira de alta (?!?) pressão e um manómetro. Epá, vamos já às compras!

Por poucos euros comprou-se o que faltava, resumido ao essencial do manómetro. A mangueira, como era um pedaço irrisório, foi oferecida pelo velhote da drogaria com um sorriso. Não sei se de troça (sim expliquei-lhe o que queria fazer), se de benevolência ou compreensão ou de recuperação momentânea das boas memórias passadas em cima da Vespa que já teve.

De todo o processo de construção, o mais complicado e moroso foi tirar o pólo da vela. O raio do material isolante é duro como tudo! O martelo tem alguma dificuldade em fazer-lhe moça, mas martelada aqui e outra ali, um atirar para o chão com fúria e um aperto no torno, junto com um escarafunchar com uma chave de fendas fina e lá consegui dar cabo daquilo. Fica-se com uma rosca e um veio oco, boa.

Dos apetrechos de jardinagem amontoados porque “um dia podem dar jeito” (esse dia tarda, mas chega!), saiu um adaptador de mangueira da medida certa, que foi soldado à vela com latão. Porquê? A vela é de ferro, o adaptador de uma liga qq. O latão é o melhor para unir materiais diferentes.

Esta parte da soldadura teria sido eu a fazer, mas como não tinha gás / oxigénio, tive que pedir para mo fazerem. Melhor, ficou impecável! :-)

Vai de encaixar tudo e experimentar. Funciona!

O resto resume-se facilmente; tira-se a vela, insere-se a vela que espatifamos e que agora serve de ligação entre o motor e o conjunto mangueira / manómetro. Aperta-se bem. Dá-se ao kick e tenta-se ler nos breves instantes em que dura a medição, vislumbrar o valor registado.

Acho que o meu deu por volta dos 100 psi, o que segundo consta, é um valor fraco. Bolas. :-(

Tenho esperança que seja da ferramenta ser amadora...

Não somos responsáveis por qualquer dano que possam inflingir às vossas Vespas, na execução deste DIY.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Hoje esteve mau tempo

Pois está! Tem estado...

Por artes mágicas ou pura sorte de quem a não tem noutros aspectos da vida (até me considero um azarado nato, crónico, mas enfrento isso com um “êh” despreocupado, um sorriso ténue e um encolher de ombros conformado), lá me tenho conseguido escapar às bátegas que têm caído. O meu fato de chuva do Lidl tem chegado ao destino apenas húmido e o desumidificador que estabiliza o ambiente cá em casa, dá conta do serviço para que tudo esteja seco, no dia que se segue. Tudo, tudo não, que as luvas teimam em não secar.

Mas como dizia tenho-me conseguido escapar. Até hoje.

Memória de uma molha assim só recuando a 2003, na viagem para a 1ª Concentração de Vespas de Leiria (ou seria a 2ª?), na minha recém recuperada Rally 200.Aliás, foi fazer a rodagem nessa viagem. Percalços vários empurraram-me para o caminho, sozinho, meio perdido e debaixo de um dilúvio, desde Almada até Leiria, que nem o Noé com a sua arca, venceria. Fui andando, percorrendo quilómetros, galgando a distância, com sacrifício confesso, seco nos primeiros metros, meio molhado em poucos quilómetros, encharcado à saída de Lisboa e quando estava prestes a desistir, estava às portas de Leiria, completamente ensopado dos pés à cabeça (quando digo completo é completo mesmo!), sem uma única peça de roupa seca em cima do pêlo ou disponível para vestir e com a Vespa meia de água.

Hoje não foi uma molha completa, mas o fato meteu água, as luvas tiveram que ser torcidas (e estão às voltas no secador de roupa a ver se recuperam para amanhã), as botas escorreram durante uns minutos, a mochila deixou tudo o que continha com bastante mais que mera humidade. A Vespa, apesar de nova, vai ganhando ferrugem, fruto dos belos acabamentos que não lhe deram.

Se tivesse vindo directo para casa, tinha chegado mais seco, mas como achei que ainda conseguiria resistir mais tempo à chuva e fazer um pequeno desvio necessário... Também pelo prazer de percorrer de Vespa o alcatrão (sim, mesmo à chuva!).

Tinha ficado menos molhado e não teria visto coisas que gostaria de não ter visto.

Resultado:

1ª Molha – 2003
2ª Molha – 2008

Lá para 2013, apanho outra...

terça-feira, 4 de março de 2008

Lunapop - Vespa 50 Special

Andava eu a googlar por essa Internet fora, sobre o tema favorito de todos os amantes da Vespa, a própria Vespa e descobri esta música sobre Vespa, 50 Special, com versões em italiano, espanhol e castelhano.

Descobri, ponto e virgula, porque não é nova e provavelmente já é conhecida da maior parte dos admiradores da Vespa, mas para mim é novidade.

Lançado a 27 de Maio de 1999, o single "The 50 Special" constitui o primeiro êxito da banda. Nesse mesmo ano, no mês de Agosto, alcança o top 10 das rádios italianas e mantem-se até Novembro, nunca alcançando o primeiro lugar, mas mantendo-se no top 5 entre Setembro e a primeira metade de Novembro.

Nesse ano atingiu o disco de platina com 100.000 cópias vendidas, incluindo uma versão em vinil especialmente pensada para DJ's.

Em 2001, surge uma nova versão deste single, em Espanhol, que conseguiu atingir as 35.000 cópias vendidas.

Um hit para o verão que aí vem?

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Desculpem, mas insisto: APE!

Sou fanático por APE's.

Tenho um a "meias" com um amigo. Está meio (ou todo) podre, mas um dia há-de ser novamente um veículo a rolar pelas estradas.

Até lá vou tirando ideias, imaginando o que posso ou quero ou não para ele e partilhar com o meu "sócio" essas ideias...

TT? Mal empregado este que tenho em sociedade, mas quem sabe com outro APE... Mais... comum... Um 50...

Um coisa semelhante à do vídeo? Demasiado perigoso, talvez... Mas deve dar "pica". Tal como o APE TT do outro vídeo...

Prefiro antes uma coisa mais soft, mais convencional, mais de origem, mais ao meu gosto, mas que gosto de APE's, lá isso não tenham dúvidas. E que um dia quero ter uma coisa destas a andar, também é certo!

Acho que dá para ver...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O quê, Vespa TT? Isso é para meninos!



APE TT é que está a dar...