sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Outra Vez?!?

Aqui há uns tempos, vínhamos da Costa Alentejana, viagem perfeita, sem nada a declarar e à saída do ferry, em Setúbal a PX começou a falhar, vá de acelerar, outro soluço e mais outro, acelera outra vez, até que soluçou de vez e "morreu". Vê a faísca, não dá, vê isto e aquilo e o outro... Ok, foi a bobine de alta. *

Aqui há uns dias, a semana passada mais precisamente, saio do trabalho, arranco, tudo impecável e ao engatar a segunda, a PX engasgou-se, foi-se a abaixo e por mais que desse ao kick, "morreu". Saca o balon, desmonta, não tem faísca, etc e tal... Foi o pickup. **

Ontem, a descer aquela rua com quem vai para aquele sítio, deslizando suavemente ao sabor da inclinação, a PX começa a falhar, acelero, falha mais, credo que som esquisito que vem do motor, até que falha de vez e, por mais que engatasse a segunda e acelerasse, nada a fazia pegar. Tenta mais uma e mais outra, nada... Bolas, a semana passada e agora esta? "Morreu" de vez? Desmonta, descanso, saca balon... Foi o fio da vela que tinha saltado. ***

---------------------------------

* - obrigado ao João Serra pelo empréstimo de um prato de bobines para desenrascar.

** - a primeira vez que a PX andou de reboque. Espero que não se habitue! Obrigado ao Manel das Vespas da Old Scooter, pelo fora de horas a resolver a avaria.

*** - palavrões e mais interjeições! Outra Vez?!? Queres ver que... Ah, alívio, afinal é só o fio.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tucano Urbano Termoscud - primeiras impressões

Para quem usa a Vespa no dia-a-dia, os dias de chuva, mais do que os dias frios, são massacrantes. Veste fato, tira fato, o fato já não veda a 100%, entrou uma gotinha, botas molhadas, luvas encharcadas, põe a enxugar, muda de botas, troca de roupa, humidade, desconforto etc.

Vai daí é quase inevitável a compra de acessórios que nos vão protegendo cada vez mais eficazmente contra os elementos. Vai daí (e podia aqui encaixar o facto de ser Natal), chega um Tucano Urbano Termoscud R013, para equipar a PX200 (e o dono).

Tucano Urbano Termoscud R013

1.
Montar o Termoscud R013 é fácil mas, chiça que até se afinar...

2.
Entrar para a Vespa ficou mais difícil.

3.
O Termoscud R013, além de ser de nylon grosso, tem pelinho por dentro. Ah que quentinho!!! Mesmo sem collants e com calças finas e apesar da aragem que ainda se sente a circular entre o conjunto Termoscud + Vespa + Condutor, tá-se bem dred.

4.
O acesso ao porta luvas tornou-se um pesadelo! O acesso à ignição é facilitado pela existência de uma abertura (estanque?).

5.
Atenção à perna / pé do lado do travão que o espaço ficou mais exíguo e o tempo de reacção a travagens rápidas tende a ser mais demorado.

6.
Aquela pala que em descanso cobre o banco, em andamento, apenas colocado à frente do casaco, desce com a face interior virada para cima. Com chuva vai-se molhar e irá molhar o banco, ao invés de o proteger e manter seco. Entala-la por dentro do casaco pode ser solução mas fica-se enchouriçado demais.

7.
Pode ser que com o tempo acame, mas parece que o Termoscud R013 não encaixa a 100% na Vespa. Servir, serve, mas... Apesar de no site do fabricante ser o recomendado para a PX, tem uma ressalva e cito * Suggested compatibility. Confirm actual fitting with your mechanic... FAIL!

8.
Montado na Vespa, na zona dos pés, parece-me que fica demasiado aberto. Vamos ver como se comporta com chuva.

9.
Apesar de ainda não ter apanhado as famosas ventanias em rajadas da Ponte 25 de Abril, o vento tolera-se com facilidade, não ampliando o "efeito vela" em demasia.

10.
Em andamento, não somos chicoteados pelo Termoscud porque existem uma espécie de bóias laterais que cheias, impedem o conjunto de vibrar loucamente com o vento da deslocação.

Até agora...

Post scriptum

Não é numa PX, mas dá para ter uma ideia.



segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dammmm!!!

Vespa flat tire

I was trying to finish the 2010 year without changing my Vespa's rear bald tire.
I was sooooooo close...
Vespa night shift approaching!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Por este rio adentro

Acordo. Os estores corridos até baixo, proporcionam uma aconchegante ausência de luz que teima em me embalar. Ainda é de noite, penso, mas o despertador, em melodias estridentes e distorcidas dos decibéis a mais que debita, diz-me o contrário. Deixo-me estar mais uns minutos. Toca o despertador do telefone móvel. Aaaaaiiiiiiii... Tem que ser! Entreabro o estore, espreito pelas frinchas e... Bosta – inserir calão – outro dia de chuva!

Antes do banho de higiene e de complemento ao lento despertar matinal, relembro mentalmente que ontem cheguei a casa com as luvas ensopadas de escorrer, as mãos geladas e, apesar do dois fatos de chuva vestidos, as calças ligeiramente húmidas no sítio sensível do costume e onde todos os fatos que tive até agora, falham mais tarde ou mais cedo: entre as pernas. Brrrrr... Com o pijama vestido e o quentinho dos lençóis ainda no corpo, estas memórias arrepiam-me; acho que caminhamos para um ano semelhante ao que passou!

Depois do lento ritual matinal – não gosto de pressas e não as tolero, de manhã – acrescento, antes de sair, o ritual do Inverno dos dias chuvosos: calças de fato #1, casaco com protecções, fato #2, botas, polainas, luvas, protecção de luvas. Tudo a postos?

17 a 25 minutos de manobras inacreditáveis, de caos e de desrespeito automobilístico depois, retiro tudo, estendo a secar em frente ao ar condicionado e começo a tentar contrariar a crise; durante 8 horas estou ao enxuto.

Logo mais à tarde, logo se vê...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vespa in Your Office: Repurposed Vespa Chair

Mandarem-me isto.

Só espero que seja feito com vespas podres. Que esta coisa de estragar quadros não me agrada....

Desabafo..... Preço da gasolina

Ontem fui pôr Gasosa na Vespa.

Já andava a fumos, embora o meu conceito de andar a fumos não se compara em nada com o conceito de andar a fumos do PE, mas isso é outro post.

Voltando ao tema, ontem fui pôr gasosa na Vespa.

Instante -1:

Depósito vazio;
Carteira composta;
Alguma ansiedade por não saber se chegaria à bomba.

Instante 0;

Depósito cheio;
Carteira vazia;
Alguma ansiedade por saber que voltámos aos 10€ por depósito!

Conclusão 1: OPEP 1 Pedro 42 0!
Conclusão 2: A Ansiedade faz parte da vida!

Desabafo: Voltámos aos 10€ por depósito!!!! F#D%@$%!!!!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A nova PX

Já largamente difundida, mas seria uma falha grave se este blogue não fosse apenas mais um a ecoar a notícia da apresentação oficial da nova PX.



Dos pormenores "inovadores" ressaltam o nariz como o anteriormente usado no modelo P, o bacalhau com frisos cromados, letring PX cilindrada a fazer lembrar as primeiras PX, punhos maricas mas diferentes dos da PX millenium - gosto mais destes - e, quiçá, o ponto que mais discórdia gera até agora, o banco com um formato... diferente... Eu gosto, mas há quem não goste...

Adoro este azul da PX da foto!

Pena as motorizações 125 e 150 cm3 apenas... Esperemos que a Piaggio nos surpreenda com os preços - baixos - desta nova PX, para ser um sucesso de vendas à moda antiga.

Mais informações, aqui.

O site do Vespa Clube de Lisboa tem um tópico porreiro onde se está a discutir a nova PX, partilhar novidades ou, simplesmente, dizer mal de tudo.