segunda-feira, 14 de março de 2011

Scooter quiz



Para ajudar mais um bocadinho, aqui vai outra foto.

Quem acertar na identificação deste modelo ganha... montes de coisas!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E ao Sábado, desmontou-se.

Uma Vespa PX 125 T5.

Para ver se se restaura qualquer coisa que já vão uns anos sem fazer nada, a não ser andar de Vespa sem problemas de maior. Chatice (toc toc toc)!

De entre os muitos parafusos com um altíssimo teor de imaginação ou o poder do desenrasca com capacidade fora do normal sobre os parafusos desta Vespa, ressalta este fusível eterno que resolve problemas eléctricos com fusíveis que fundem com muita facilidade e frequentemente.

Vespa PX125 T5

E o terminal de ligação?

Podia fazer uma longa lista exaustiva das sucatices encontradas e ter tirado tantas mas tantas fotos. Mas agora não me apetece e também não me apeteceu no Sábado, além de que poderia ferir as susceptibilidades do anterior dono, independentemente de achar que ele já não se lembra de mim porque eu também já não me lembro de quem era esta Vespa.

Mas nunca fiando...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Muitas humidades?

Farto de fatos de chuva caros que duram um ano e começam a meter água como um barco naufragado? Eu estava! Vai daí e resolvi voltar aos fatos de trolha.



Tudo se proporcionou numa visita despreocupada a uma grande superfície de artigos de bricolage em que os fatos VITO, expostos logo à entrada, tinham um apelativo cartaz a anunciar o ainda mais apelativo preço promocional de... digo? 8€

Comecei a fazer contas mentalmente e partilho-as com vocês.

Sabendo que o meu fato de chuva "bom" - comprei-o como tal numa loja da especialidade - durou um ano a fazer o que era suposto e me custou 60€ e que, fui no outro dia perguntar, uma impermeabilização do dito fato - mas com lavagem incluída, frisou a Sra. da lavandaria - custa 20€, temos que:

fato de chuva "bom"             60€
impermeabilização          +    20€
                                         --------
                              total       80€

Bolas, venham os 10 fatos de chuva de trolha a que tenho direito!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ainda tinham dúvidas que as Vespas estão em todo o lado?



Nas manifestações que estão a ocorrer no Egipto...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ur writin' it wrong!



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Outra Vez?!?

Aqui há uns tempos, vínhamos da Costa Alentejana, viagem perfeita, sem nada a declarar e à saída do ferry, em Setúbal a PX começou a falhar, vá de acelerar, outro soluço e mais outro, acelera outra vez, até que soluçou de vez e "morreu". Vê a faísca, não dá, vê isto e aquilo e o outro... Ok, foi a bobine de alta. *

Aqui há uns dias, a semana passada mais precisamente, saio do trabalho, arranco, tudo impecável e ao engatar a segunda, a PX engasgou-se, foi-se a abaixo e por mais que desse ao kick, "morreu". Saca o balon, desmonta, não tem faísca, etc e tal... Foi o pickup. **

Ontem, a descer aquela rua com quem vai para aquele sítio, deslizando suavemente ao sabor da inclinação, a PX começa a falhar, acelero, falha mais, credo que som esquisito que vem do motor, até que falha de vez e, por mais que engatasse a segunda e acelerasse, nada a fazia pegar. Tenta mais uma e mais outra, nada... Bolas, a semana passada e agora esta? "Morreu" de vez? Desmonta, descanso, saca balon... Foi o fio da vela que tinha saltado. ***

---------------------------------

* - obrigado ao João Serra pelo empréstimo de um prato de bobines para desenrascar.

** - a primeira vez que a PX andou de reboque. Espero que não se habitue! Obrigado ao Manel das Vespas da Old Scooter, pelo fora de horas a resolver a avaria.

*** - palavrões e mais interjeições! Outra Vez?!? Queres ver que... Ah, alívio, afinal é só o fio.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tucano Urbano Termoscud - primeiras impressões

Para quem usa a Vespa no dia-a-dia, os dias de chuva, mais do que os dias frios, são massacrantes. Veste fato, tira fato, o fato já não veda a 100%, entrou uma gotinha, botas molhadas, luvas encharcadas, põe a enxugar, muda de botas, troca de roupa, humidade, desconforto etc.

Vai daí é quase inevitável a compra de acessórios que nos vão protegendo cada vez mais eficazmente contra os elementos. Vai daí (e podia aqui encaixar o facto de ser Natal), chega um Tucano Urbano Termoscud R013, para equipar a PX200 (e o dono).

Tucano Urbano Termoscud R013

1.
Montar o Termoscud R013 é fácil mas, chiça que até se afinar...

2.
Entrar para a Vespa ficou mais difícil.

3.
O Termoscud R013, além de ser de nylon grosso, tem pelinho por dentro. Ah que quentinho!!! Mesmo sem collants e com calças finas e apesar da aragem que ainda se sente a circular entre o conjunto Termoscud + Vespa + Condutor, tá-se bem dred.

4.
O acesso ao porta luvas tornou-se um pesadelo! O acesso à ignição é facilitado pela existência de uma abertura (estanque?).

5.
Atenção à perna / pé do lado do travão que o espaço ficou mais exíguo e o tempo de reacção a travagens rápidas tende a ser mais demorado.

6.
Aquela pala que em descanso cobre o banco, em andamento, apenas colocado à frente do casaco, desce com a face interior virada para cima. Com chuva vai-se molhar e irá molhar o banco, ao invés de o proteger e manter seco. Entala-la por dentro do casaco pode ser solução mas fica-se enchouriçado demais.

7.
Pode ser que com o tempo acame, mas parece que o Termoscud R013 não encaixa a 100% na Vespa. Servir, serve, mas... Apesar de no site do fabricante ser o recomendado para a PX, tem uma ressalva e cito * Suggested compatibility. Confirm actual fitting with your mechanic... FAIL!

8.
Montado na Vespa, na zona dos pés, parece-me que fica demasiado aberto. Vamos ver como se comporta com chuva.

9.
Apesar de ainda não ter apanhado as famosas ventanias em rajadas da Ponte 25 de Abril, o vento tolera-se com facilidade, não ampliando o "efeito vela" em demasia.

10.
Em andamento, não somos chicoteados pelo Termoscud porque existem uma espécie de bóias laterais que cheias, impedem o conjunto de vibrar loucamente com o vento da deslocação.

Até agora...

Post scriptum

Não é numa PX, mas dá para ter uma ideia.