quinta-feira, 24 de março de 2011

Pensamento(s) da semana

A Vespaniada deste ano, infelizmente, não vai ser limpa pelos Tugas como foi em anos anteriores. Talvez devido à distância que a se realiza, Valencia, o cortejo português vai-se resumir a pouco mais de meia dúzia de Vespas... Poucos mas bons. Mas acabámos por ganhar à mesma, pois o primeiro inscrito, mesmo antes de qualquer espanhol, inclusive os organizadores do evento, é português!

A buzina faz-me tanta falta no dia-a-dia como o café com leite e os biscoitos pela manhã. Há conjunções astrais que levam os outros condutores a concederem-me a gentileza de a utilizar nervosamente. Pena não estar operacional.

O Tucano Urbano ao sol, fica molinho e escalda as pernas como o raio. Mas de manhã ainda está frio e ainda virá aí chuva, acho cedo para o desmontar (e deixar-vos o veredicto assertivo, depois de um inverno, não muito rigoroso, de uso).

Em menos de um ano - de Maio de 2010 a Março de 2011 - perfiz a simpática marca de 11212 quilómetros na PX. Muitos no dia-a-dia, poucos em estrada aberta.



Hoje pela primeira vez abasteci 11,11€ de sem gasolina sem chumbo 95, apesar de ir às bombas do Jumbo que jorram o precioso líquido a 1,449€/l.

Devido a um problema de retenção de líquidos dispendiosos no sítio em que deviam estar, a minha Vespa gasta mais parada do que a andar, humpf!

Ocorreram-me mais umas coisas, mas já não me lembro...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Scooter quiz



Para ajudar mais um bocadinho, aqui vai outra foto.

Quem acertar na identificação deste modelo ganha... montes de coisas!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E ao Sábado, desmontou-se.

Uma Vespa PX 125 T5.

Para ver se se restaura qualquer coisa que já vão uns anos sem fazer nada, a não ser andar de Vespa sem problemas de maior. Chatice (toc toc toc)!

De entre os muitos parafusos com um altíssimo teor de imaginação ou o poder do desenrasca com capacidade fora do normal sobre os parafusos desta Vespa, ressalta este fusível eterno que resolve problemas eléctricos com fusíveis que fundem com muita facilidade e frequentemente.

Vespa PX125 T5

E o terminal de ligação?

Podia fazer uma longa lista exaustiva das sucatices encontradas e ter tirado tantas mas tantas fotos. Mas agora não me apetece e também não me apeteceu no Sábado, além de que poderia ferir as susceptibilidades do anterior dono, independentemente de achar que ele já não se lembra de mim porque eu também já não me lembro de quem era esta Vespa.

Mas nunca fiando...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Muitas humidades?

Farto de fatos de chuva caros que duram um ano e começam a meter água como um barco naufragado? Eu estava! Vai daí e resolvi voltar aos fatos de trolha.



Tudo se proporcionou numa visita despreocupada a uma grande superfície de artigos de bricolage em que os fatos VITO, expostos logo à entrada, tinham um apelativo cartaz a anunciar o ainda mais apelativo preço promocional de... digo? 8€

Comecei a fazer contas mentalmente e partilho-as com vocês.

Sabendo que o meu fato de chuva "bom" - comprei-o como tal numa loja da especialidade - durou um ano a fazer o que era suposto e me custou 60€ e que, fui no outro dia perguntar, uma impermeabilização do dito fato - mas com lavagem incluída, frisou a Sra. da lavandaria - custa 20€, temos que:

fato de chuva "bom"             60€
impermeabilização          +    20€
                                         --------
                              total       80€

Bolas, venham os 10 fatos de chuva de trolha a que tenho direito!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ainda tinham dúvidas que as Vespas estão em todo o lado?



Nas manifestações que estão a ocorrer no Egipto...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ur writin' it wrong!



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Outra Vez?!?

Aqui há uns tempos, vínhamos da Costa Alentejana, viagem perfeita, sem nada a declarar e à saída do ferry, em Setúbal a PX começou a falhar, vá de acelerar, outro soluço e mais outro, acelera outra vez, até que soluçou de vez e "morreu". Vê a faísca, não dá, vê isto e aquilo e o outro... Ok, foi a bobine de alta. *

Aqui há uns dias, a semana passada mais precisamente, saio do trabalho, arranco, tudo impecável e ao engatar a segunda, a PX engasgou-se, foi-se a abaixo e por mais que desse ao kick, "morreu". Saca o balon, desmonta, não tem faísca, etc e tal... Foi o pickup. **

Ontem, a descer aquela rua com quem vai para aquele sítio, deslizando suavemente ao sabor da inclinação, a PX começa a falhar, acelero, falha mais, credo que som esquisito que vem do motor, até que falha de vez e, por mais que engatasse a segunda e acelerasse, nada a fazia pegar. Tenta mais uma e mais outra, nada... Bolas, a semana passada e agora esta? "Morreu" de vez? Desmonta, descanso, saca balon... Foi o fio da vela que tinha saltado. ***

---------------------------------

* - obrigado ao João Serra pelo empréstimo de um prato de bobines para desenrascar.

** - a primeira vez que a PX andou de reboque. Espero que não se habitue! Obrigado ao Manel das Vespas da Old Scooter, pelo fora de horas a resolver a avaria.

*** - palavrões e mais interjeições! Outra Vez?!? Queres ver que... Ah, alívio, afinal é só o fio.