segunda-feira, 30 de maio de 2011

Técnica - carburadores

Se são dos que gostam de sujar as mãos e ou tentar perceber um pouco mais de como a vossa Vespa funciona, vão gostar deste link: http://www.webercarburatori.com/?p=handbook.


LEGENDA

1 - Agulha
2 - Boia
3 - Despersor
4 - Gigleur médias
5 - Gigleur altas
6 - Gigleur baixas
7 - Regulação combustível / ar
8 - Regulação ralenti
9 - Guilhotina
10 - Gigleur arranque ("ar aberto")
11 - Abertura do ar

Os princípios físicos, explicações técnicas ou outras informações, está lá tudo, não podem é fazer um simples copy + paste deste conhecimento para os carburadores das vossas Vespas. Mas... se eu fizesse o trabalho todo... era como irem a uma oficina e pagar ao mecânico, certo?

Boa leitura, mãos à obra e bom trabalho!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vespaniada 2011 - os mapas

Ora então, pegamos nas Vespas e fomos ali e viemos. Quase todos. Infelizmente um teve que vir de avião. Mas está a compor-se.

Entretanto e no seguimento do meu último texto e das medições GPS, quilómetros e outras medidas métricas que permitem fazer cálculos e mais cálculos... E para, aproveitando as medições, desmistificar o facto que as Vespas de origem não andam nada... E para acabar com a sensação de cá chegar cheio de intenções de assinalar o caminho feito no Google Maps e, bolas, já me esqueci. E por pura... vá porque me apeteceu, instalei uma aplicação gratuita no telemóvel de seu nome: Sports Tracker. Quem é que sabe, quem é? O Pedro 42, outro ilustre autor deste blogue, que me deu a dica da aplicação!

Direccionada mais para desporto, corridas, bicicleta e tal, serve perfeitamente para viagens de Vespa, motos, carros, carroças, naves espaciais, desde que, requisito imprescindível, tenham um telemóvel compatível, com GPS e ligação estabelecida aos satélites.

on the road to Vespaniada 2011

Bom, ide lá ver estes mapas catitas e cheio de informações:

Mapa #1
Mapa #2
Mapa #3

Reparem nas velocidades máximas alcançadas. Em todos eles a aplicação registou velocidades máximas acima do 100 km/h!

Reparem no tempo que demoramos, nestes percursos que, conjugado com as boas velocidades (estamos a falar de Vespas), denotam tempos elevados de paragem.

Reparem também, no Mapa #1, a velocidade máxima que a PX200 alcançou (dica, naveguem nas páginas seguintes que aparecem no vosso lado esquerdo, por baixo das indicações do percurso)... 123 km/h medido por GPS! Anda pouco?

Reparem também que muito andamos por auto-pistas (não foi só, mas acabei por medir apenas estes troços, a razão a seguir), mas tinha que ser, o tempo era pouco para tantos quilómetros.

Super espectacular é o que vos tenho a dizer e que podem também com facilidade comprovar ao consultar os dados. Só um contra; devido às consultas constantes aos satélites, a bateria do telemóvel vai-se num ápice... E esta nem estava viciada.

Próximo melhoramento na PX: ficha de isqueiro!

quarta-feira, 30 de março de 2011

O meu último Zippy 1

Pois nestes dois dias estou a recordar pela última vez a sensação de ter um Zippy 1 novinho à frente. Isto porque é o meu último Zippy. Gostava de saber o que levou a continental a desistir deste pneu na medida 3.50 10. A primeira vez que experimentei o Zippy foi na primeira resistência da era moderna em Fátima. Milagre!!!! Mais concretamente na pista dos Milagres! Milagre!!!! O xoné do Tunes com a sua Vespa Nheca team sem ralenti, sem travões e sem corta corrente, mas com dois zippy novinhos! Chuvia até mais não e nós com zippy novinhos cheios de goma. E tudo a chatear o Tunes "Mas que porcaria de pneus é esta?", "Pneus novos vamos cair!!!!" O facto é que desde a primeira volta que os zippy mostraram porque é que são dos melhores pneus que alguma vez foram feitos para a Vespa. E infelizmente não há mais! Acabou-se o que era doce! Tenho de os aproveitar estes 5000km que espero que venham a durar.... os meus últimos Zippy!!!! E se tudo correr bem... 2500km vão já nestes quatro dias que aí vêm... que chatice..... :-) Vespania aqui vamos nós!!!!!

Medidas «precisas» de GPS

Sempre tinha confiado no meu conta quilómetros para medir a distância percorrida, casa - trabalho, e segundo o mesmo rondava os 24 quilométricos percorridos.

Busted!

Segundo o velhinho Nokia 6210 Navigator que pode ser oldtimer mas ainda funciona melhor que outros modelos recentes com GPS, isto não é bem verdade, como mostra a imagem.

Apesar de ter um alerta de que a ligação ao GPS se tinha perdido algures durante o percurso, parece-me que os dados estão correctos (fui verificar ao Google Maps e deu 21,4 quilómetros percorridos), por isso há que confiar na velocidade média e máxima também.

Ora estas medições abrem todo um novo mundo de cálculos permitidos...

Há que continuar a medir!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Pensamento(s) da semana

A Vespaniada deste ano, infelizmente, não vai ser limpa pelos Tugas como foi em anos anteriores. Talvez devido à distância que a se realiza, Valencia, o cortejo português vai-se resumir a pouco mais de meia dúzia de Vespas... Poucos mas bons. Mas acabámos por ganhar à mesma, pois o primeiro inscrito, mesmo antes de qualquer espanhol, inclusive os organizadores do evento, é português!

A buzina faz-me tanta falta no dia-a-dia como o café com leite e os biscoitos pela manhã. Há conjunções astrais que levam os outros condutores a concederem-me a gentileza de a utilizar nervosamente. Pena não estar operacional.

O Tucano Urbano ao sol, fica molinho e escalda as pernas como o raio. Mas de manhã ainda está frio e ainda virá aí chuva, acho cedo para o desmontar (e deixar-vos o veredicto assertivo, depois de um inverno, não muito rigoroso, de uso).

Em menos de um ano - de Maio de 2010 a Março de 2011 - perfiz a simpática marca de 11212 quilómetros na PX. Muitos no dia-a-dia, poucos em estrada aberta.



Hoje pela primeira vez abasteci 11,11€ de sem gasolina sem chumbo 95, apesar de ir às bombas do Jumbo que jorram o precioso líquido a 1,449€/l.

Devido a um problema de retenção de líquidos dispendiosos no sítio em que deviam estar, a minha Vespa gasta mais parada do que a andar, humpf!

Ocorreram-me mais umas coisas, mas já não me lembro...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Scooter quiz



Para ajudar mais um bocadinho, aqui vai outra foto.

Quem acertar na identificação deste modelo ganha... montes de coisas!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E ao Sábado, desmontou-se.

Uma Vespa PX 125 T5.

Para ver se se restaura qualquer coisa que já vão uns anos sem fazer nada, a não ser andar de Vespa sem problemas de maior. Chatice (toc toc toc)!

De entre os muitos parafusos com um altíssimo teor de imaginação ou o poder do desenrasca com capacidade fora do normal sobre os parafusos desta Vespa, ressalta este fusível eterno que resolve problemas eléctricos com fusíveis que fundem com muita facilidade e frequentemente.

Vespa PX125 T5

E o terminal de ligação?

Podia fazer uma longa lista exaustiva das sucatices encontradas e ter tirado tantas mas tantas fotos. Mas agora não me apetece e também não me apeteceu no Sábado, além de que poderia ferir as susceptibilidades do anterior dono, independentemente de achar que ele já não se lembra de mim porque eu também já não me lembro de quem era esta Vespa.

Mas nunca fiando...