segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pastilhas de travão

Gostavam de saber como se mudam as pastilhas de travão de disco, das Vespas PX? Sabem um pouco de línguas estrangeiras?

Estes links são para vocês!





segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O meu 15º Iberovespa

Tive a sorte de pertencer à equipa que organizou este 15º Iberovespa 2011 - Armamar. E tive a sorte de pertencer a uma equipa vencedora. E ainda tive a sorte de, pertencendo a esta equipa, conseguir fazer o gosto ao dedo e tirar umas fotos que podem contar outras tantas histórias. E outros momentos que não conseguiram ser registados, mas que são igualmente importantes e dignos de referência.


OS «PRIMEIROS»

Os Iberos ou quaisquer outros eventos organizados fora da nossa cidade, são sempre mais complicados. As deslocações, as dormidas, a alimentação, o "quartel general", tudo isto foge da nossa rotina, do nosso meio e é mais um elemento desestabilizador para toda a organização. Mais coisas a tratar extra evento. Mas saiu-nos a sorte grande! O nosso Presidente tem família em Armamar e assim conhecemos a Cecilia e o José que nos receberam como se fôssemos da família e nos fizeram sentir confortáveis, seguros, apoiados. Basicamente, em casa. E ficamos a saber que batatas fritas com hortelã é muito, mas mesmo muito bom!


OS «SEGUNDOS»

E não posso esquecer os nossos anfitriões que, dentro das possibilidades e disponibilidade de cada um, tornaram este evento possível: Presidente da Câmara Municipal de Armamar, Sr. Hernâni Almeida, ao Vereador Sr. Pedro Santos, ao Arquitecto Sr. Renato. Pela paciência a amabilidade.


A DIVULGAÇÃO

Festa do emigrante?
Ah... A bela Festa do Imigrante a ombrear com o Iberovespa...


Quando chegamos a Armamar, vimos alguns cartazes, dos que tínhamos enviado, colocados em sítios estratégicos. Eis um deles, exactamente ao lado do cartaz da Festa do Emigrante... Outro vimos na porta do Minipreço. Mas ficava escondido quando a porta automática estava aberta. E como em Armamar fazia um calor que rondava os 40º e o espaço parecia não ter ar condicionado, a porta estava sempre aberta e o cartaz, sempre escondido.


O PASSEIO DE SÁBADO

.:::. ..
O café e um Sr. pouco disposto a diálogos (ou com vontade de dormir a sesta)...



«... depois sobe para cima...»
... e em frente as entusiásticas explicações, com as indicações preciosas como «sobe para cima» ou «tem pouco interesse, são só castanheiros e curvas» ou ainda o «vão pela estrada nacional que é mais rápido»





Já alinhavado, mas feito de carro, tivemos que refazer novamente os passeios, de Vespa, à velocidade que mais ou menos os cortejos circulam. Chegados a São João de Tarouca, fomos refrescarmo-nos a um café local. "Então, vêm aqui passear?" E foi o mote para uma conversa que nos fez aperfeiçoar o caminho de regresso, por uma estrada sem interesse que só tem castanheiros, é lenta e tem muitas curvas. Conseguimos também o contacto do Sr. que fez a visita à igreja do mosteiro, mas que de nada valeu, porque tivemos que lá voltar para falar com ele.


AS REFEIÇÕES

tss tss
Habitué na sombra à porta do restaurante, nas tardes de calor de Armamar



Há que trabalhar, mas também há que comer! E foi o que fizemos e bem (!), apadrinhados pela D. Lurdes e pelo Sr. António do Restaurante Misarela Gostos e Temperos. Ah, não me posso esquecer das simpáticas empregadas também. Forneceram os caldos verdes das refeições que servimos no parque de campismo. As restantes foram fornecidas pelo Catering - Pequenas Delícias.


O PASSEIO DE DOMINGO

serpente de asfalto
Eisxx chavalleeeeeeeee :)


«Acho que ainda não é nesta...»
Nem sempre foi fácil descobrir o caminho pelas melhores estradas municipais



Goujoim
Goujoim, as suas duas escolas e a casa do tabaco



O passeio de Domingo foi o melhor de fazermos. Primeiro porque era mais ao nosso gosto, com um pequeno fora de estrada, na parte da manhã e estradas de serra, na parte da tarde. Depois porque era para ser feito por mapa, da parte da tarde. O que nos permitiu largar as velocidades de passeios em cortejo e fazer o percurso a velocidades normais e curtir as curvas.

Neste dia tínhamos duas alternativas para a parte da tarde e da primeira vez que fomos a Armamar fazer os percursos, só tivermos tempo para fazer uma delas. A estrada era boa, mas o caminho... normal. Demasiado normal. Já com as Vespas, resolvemos ir experimentar a outra alternativa que... depressa passou a definitiva! As estradas e a passagem por Goujoim, uma das aldeias mais interessantes do Concelho de Armamar, valeu o stress de alterar e imprimir o mapa do passeio à última da hora.

15º Iberovespa 2011

Obrigado e parabéns a vocês todos que participaram e estiveram no espírito e fizeram com que tudo isto se tornasse no final, em mais um Iberovespa memorável!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vespa summertime feeling

Sombra... por di@photos

terça-feira, 26 de julho de 2011

E agora? Já posso?



Tinha prometido a mim mesmo que até o motor durar de origem, não mexia na Vespa. Não a kitava, quero dizer.

Agora o piston e a culaça foram-se, devido ao perno que trava o segmento superior ter decidido que estava cansado de cumprir (bem!) a sua função e resolver sair do sitio. E o cilindro precisa de ser rectificado...

Já posso mexer no motor?

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Carburadores? Não, não!

Acho que a minha Vespa está a chegar à idade ou à quilometragem em que coisas começam a aparecer e a suceder mais ou menos do nada.

No Domingo passado, chego à Vespa...



[inserir, como notas mentais, tudo o que se segue]

Bolas, deixei a porcaria da torneira da gasolina aberta novamente... Raios partam as boias que não vedam nada pá! Mas... a torneira está fechada... Bem... é mais uma para descobrir com tempo e paciência. Vou abrir a gota e gás na cena!

(torneira aberta)

Epá mas... isto está a ESCORRER gasolina!!!



(interjeições, mentais, de grau elevado que não consigo reproduzir)

Vamos lá ver.

(retiro o balon)

Ora isto vem... de... carburador. Não é novidade, aliás é recorrente. Deixa cá puxar... isto... Está preso...

(desapertar parafusos da tampa do carburador)

Eeeeiiiiiiiiiiiiiiaaaaa pá, isto está bonito está!!!



[acabaram as notas mentais]

[inserir diálogos José Saramago style]

(na Norauto)

Desculpe, mangueira da gasolina? Tipo esta... Não temos. Obrigado.

(na Roady)

Boa tarde, mangueira da gasolina? Assimmmm... Sim, está aqui. Ah boa, quero 70 cm, sff. Queria, só vendemos de 50 em 50 cm. Mas eu só preciso apenas de 70?!? Pois... Entãooooo? 1,50m? Ok. Obrigado.

[acabaram os diálogos José Saramago style]

[inserir notas mentais novamente]

Mede... Corta... Substitui... Ok, feito. Abre a gasolina... Suspense... Não corre para o chão. Boa! E agora... kick... kick.... kick... Pegou!

Siga que já estou atrasado e a culpa foi...



[acabaram as notas mentais novamente]

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Técnica - carburadores

Se são dos que gostam de sujar as mãos e ou tentar perceber um pouco mais de como a vossa Vespa funciona, vão gostar deste link: http://www.webercarburatori.com/?p=handbook.


LEGENDA

1 - Agulha
2 - Boia
3 - Despersor
4 - Gigleur médias
5 - Gigleur altas
6 - Gigleur baixas
7 - Regulação combustível / ar
8 - Regulação ralenti
9 - Guilhotina
10 - Gigleur arranque ("ar aberto")
11 - Abertura do ar

Os princípios físicos, explicações técnicas ou outras informações, está lá tudo, não podem é fazer um simples copy + paste deste conhecimento para os carburadores das vossas Vespas. Mas... se eu fizesse o trabalho todo... era como irem a uma oficina e pagar ao mecânico, certo?

Boa leitura, mãos à obra e bom trabalho!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vespaniada 2011 - os mapas

Ora então, pegamos nas Vespas e fomos ali e viemos. Quase todos. Infelizmente um teve que vir de avião. Mas está a compor-se.

Entretanto e no seguimento do meu último texto e das medições GPS, quilómetros e outras medidas métricas que permitem fazer cálculos e mais cálculos... E para, aproveitando as medições, desmistificar o facto que as Vespas de origem não andam nada... E para acabar com a sensação de cá chegar cheio de intenções de assinalar o caminho feito no Google Maps e, bolas, já me esqueci. E por pura... vá porque me apeteceu, instalei uma aplicação gratuita no telemóvel de seu nome: Sports Tracker. Quem é que sabe, quem é? O Pedro 42, outro ilustre autor deste blogue, que me deu a dica da aplicação!

Direccionada mais para desporto, corridas, bicicleta e tal, serve perfeitamente para viagens de Vespa, motos, carros, carroças, naves espaciais, desde que, requisito imprescindível, tenham um telemóvel compatível, com GPS e ligação estabelecida aos satélites.

on the road to Vespaniada 2011

Bom, ide lá ver estes mapas catitas e cheio de informações:

Mapa #1
Mapa #2
Mapa #3

Reparem nas velocidades máximas alcançadas. Em todos eles a aplicação registou velocidades máximas acima do 100 km/h!

Reparem no tempo que demoramos, nestes percursos que, conjugado com as boas velocidades (estamos a falar de Vespas), denotam tempos elevados de paragem.

Reparem também, no Mapa #1, a velocidade máxima que a PX200 alcançou (dica, naveguem nas páginas seguintes que aparecem no vosso lado esquerdo, por baixo das indicações do percurso)... 123 km/h medido por GPS! Anda pouco?

Reparem também que muito andamos por auto-pistas (não foi só, mas acabei por medir apenas estes troços, a razão a seguir), mas tinha que ser, o tempo era pouco para tantos quilómetros.

Super espectacular é o que vos tenho a dizer e que podem também com facilidade comprovar ao consultar os dados. Só um contra; devido às consultas constantes aos satélites, a bateria do telemóvel vai-se num ápice... E esta nem estava viciada.

Próximo melhoramento na PX: ficha de isqueiro!