segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Se ainda havia dúvidas

Um estudo recente, levado a cabo pela Piaggio USA, revelou que a utilização crescente de scooters nas grandes cidades, pode levar a uma redução de emissão de gases nocivos, para a atmosfera.

O estudo levado a cabo por Sam Schwartz, teve por base numa aplicação informática que simulou o centro de Nova York, para tentar prever as alterações, a nível de poluição e de congestionamento do tráfego, tendo em conta o crescimento na utilização de scooters. Para isso foram propondo vários cenários na utilização, em termos percentuais, de carros / scooters.

Descobriram que numa percentagem em que a utilização de carros rondava os 80% e de scooters os 20%, as reduções ocorriam de forma clara:

- cerca de 4,6 milhões de horas no trânsito automóvel;
- 26000 toneladas de dióxido de carbono libertado para a atmosfera;
- 2,5 milhões de litros no consumo de gasolina ou outros combustíveis fósseis.

Dados relativos a um ano!

O estudo teve em conta que as scooters ocupam menos espaço nas estradas, possibilitando maior fluidez no trânsito, mesmo com uma maior taxa de utilização, a melhor utilização dos combustíveis e os consumos bastante mais baixos, melhorando ainda mais nos modelos mais recentes disponíveis no mercado, quando comparadas com os carros ou outros veículos.

Mais uma razão para adoptar de vez a Vespa como veículo principal no dia-a-dia...

0 "bitaites"