sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Zippy, Zippy, Zippy

Conhecidas que são as virtuosidades, entre quase todos os vespistas, do rodado da Continental que sem dúvida alguma fazem justiça ao mesmo, desde conforto na condução, até à capacidade que têm, em chuva ou molhado, de permitir curvas deliciosamente atrevidas (atenção às habilidades com o piso molhado), são também conhecidos os desgastes dos mesmos.

Até que atrás o desgaste para o "quadrado" que se verifica após uns bons quilómetros feitos (para mim cerca de uns 3000 quilómetros feitos), já à frente, não tinha notado um desgaste anormal ou que alterasse o piso de origem do pneu. Mas...

Ao fim de uns 7/8000 quilómetros, mais coisa menos quilometro, comecei a notar que em curva, o comportamento da Vespa era diferente, consoante as mesmas fossem para a esquerda ou direita. Após analises várias em que passei do veio da frente com desgaste acentuado (numa PX "nova", com 20000 quilómetros na altura, era complicado, mas não impossível), da colocação do pneu de trás novo, da suposição da coluna empenada (igual à primeira opção), verifiquei que o Zippy da frente, estava com um desgaste mais pronunciado do lado esquerdo (quando o observador está sentado na Vespa) do que do direito o que causava a sensação que tinha.

Conferenciando com outros vespistas, chega-se à conclusão que só alguns são afectados, com maior ou menor preponderância, deste mal o que nos levou a criar duas hipóteses explicativas da coisa:

1 – os que travam mais com o travão da frente;

2 – os que atravessam maior número de rotundas nos percursos que fazem regularmente.

Eu inclino-me mais para a hipótese das rotundas, porque o desgaste é realmente para o lado da inclinação que damos à Vespa, no acto de efectuar a curvatura da mesma e, sendo a primeira hipótese a válida, teríamos que supor uma torção estranha quando activado o freio frontal o que, em termos de segurança, seria algo muito indesejável.

Ainda assim, os Continental Zippy 1, continuam a ser os meus pneus de eleição para Vespa. Há quem os julgue pela superfície demasiadamente lisa, mas mesmo em piso molhado o seu comportamento é do mais aceitável que experimentei em pneus para a Vespa, ou seja, é o melhor.

P.S. - há uma terceira corrente que diz que raramente conseguimos andar com a Vespa 100% direita (concordo) e que quando travamos inclinamos normalmente a Vespa, inadvertidamente e tendencialmente, mais para um lado, o que poderá também ajudar a provocar o dito desgaste (concordo também)... Mais uma opinião, tão válida como todas as outras.

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