terça-feira, 23 de outubro de 2012

Agora agarro. Agora não... Agora sim.

Bem gostava de vos escrever um texto com cabeça, tronco e menbros. Com alguma estrutura lógica. Que fizesse sentido. Ou com o seu quê de agradável para vos prender e torná-los meus seguidores (pssst, baixinho que ninguém nos ouve: aproveitar que o Bob da Horta das Vespas estar "de férias" para lhe roubar fãs).

Vespa PX 200 piston, gasket rings and piston pin
Gostava mas não consigo. Dias ocupados demais. Mente livre "de menos".


Se têm lido por aqui qualquer coisa, têm percebido que tenho uma PX. PX essa que me acompanha de férias, no dia-a-dia, no lazer, no trabalho, de noite, dia, à chuva ou ao sol. Sabem também que a defendo. Que a adoro. Que sinto enorme prazer todos os dias ao sentir o cheiro do 2T, de curvar, de ondear pelo meio das filas de transito quando tudo está atafulhado na confusão de um dia de chuva e stress automobilistico.

Mas não sabem que nos últimos meses tenho estado sem ela? Alguns saberão...

Se da primeira vez agarrou porque saltou um dos pinos que travam os segmentos, agora foi porque sim. Ou melhor porque o pino que prende o piston à biela resolveu desgastar-se como nunca tinha vi! Não sei explicar como.

Certo que técnicamente não se pode considerar um agarranço no literal sentido foi inevitável prestar atenção ao barulho descomunal de "chapas soltas" que saia do motor quando acelerava. Não é acelerava muito. É acelerava apenas(!), muito suavemente e a medo.

Faz-me diferença parar a PX e resisti o máximo que pude. E quando consegui pará-la e prestar-lhe atenção o que me deparei estava nas fotos! Aquele desgaste no cavilhão... Quê ainda não viram!?!

É preciso uma foto mais aproximada? Vocês ordenam; aqui está ela (e mais outra aqui)!

Deu para perceber?

Agora imaginem isso à cacetada com a grade de roletes e esta com a biela e isto tudo "aos gritos". Era violento era e inimigo do coração como o colesterol mau!

Desta feita, piston, rectificação, grade de roletes e cavilhão novos mas acho que ainda vou resistir em mudar a biela. Acho. Teria que abrir o motor. E tenho urticária, muita, quando se fala em abrir o motor. Admitir que o motor "novo" está a ficar cansado. Que a minha PX "nova" está a ficar velhota, como as "Vespas muito antigas de dois bancos"...

0 "bitaites"