Medidor de compressão do motor
Há uns tempos atrás, andava a navegar pelo meu blog de Vespa / scooter português favorito, Horta das Vespas, e descobri um apetrecho qualquer para medição da compressão do cilindro e, consequentemente da vitalidade do mesmo.
http://hortadasvespas.blogspot.com/2007/12/agarrou.html
Num dos comentários vinha um link para um site de carochas brasileiro, com um DIY de um dispositivo amador. Bastava uma vela usada (ok, tenho cá muitas), um pouco de mangueira de alta (?!?) pressão e um manómetro. Epá, vamos já às compras!
Por poucos euros comprou-se o que faltava, resumido ao essencial do manómetro. A mangueira, como era um pedaço irrisório, foi oferecida pelo velhote da drogaria com um sorriso. Não sei se de troça (sim expliquei-lhe o que queria fazer), se de benevolência ou compreensão ou de recuperação momentânea das boas memórias passadas em cima da Vespa que já teve.
De todo o processo de construção, o mais complicado e moroso foi tirar o pólo da vela. O raio do material isolante é duro como tudo! O martelo tem alguma dificuldade em fazer-lhe moça, mas martelada aqui e outra ali, um atirar para o chão com fúria e um aperto no torno, junto com um escarafunchar com uma chave de fendas fina e lá consegui dar cabo daquilo. Fica-se com uma rosca e um veio oco, boa.
Dos apetrechos de jardinagem amontoados porque “um dia podem dar jeito” (esse dia tarda, mas chega!), saiu um adaptador de mangueira da medida certa, que foi soldado à vela com latão. Porquê? A vela é de ferro, o adaptador de uma liga qq. O latão é o melhor para unir materiais diferentes.
Esta parte da soldadura teria sido eu a fazer, mas como não tinha gás / oxigénio, tive que pedir para mo fazerem. Melhor, ficou impecável! :-)
Vai de encaixar tudo e experimentar. Funciona!
O resto resume-se facilmente; tira-se a vela, insere-se a vela que espatifamos e que agora serve de ligação entre o motor e o conjunto mangueira / manómetro. Aperta-se bem. Dá-se ao kick e tenta-se ler nos breves instantes em que dura a medição, vislumbrar o valor registado.
Acho que o meu deu por volta dos 100 psi, o que segundo consta, é um valor fraco. Bolas. :-(
Tenho esperança que seja da ferramenta ser amadora...
Não somos responsáveis por qualquer dano que possam inflingir às vossas Vespas, na execução deste DIY.
http://hortadasvespas.blogspot.com/2007/12/agarrou.html
Num dos comentários vinha um link para um site de carochas brasileiro, com um DIY de um dispositivo amador. Bastava uma vela usada (ok, tenho cá muitas), um pouco de mangueira de alta (?!?) pressão e um manómetro. Epá, vamos já às compras!
Por poucos euros comprou-se o que faltava, resumido ao essencial do manómetro. A mangueira, como era um pedaço irrisório, foi oferecida pelo velhote da drogaria com um sorriso. Não sei se de troça (sim expliquei-lhe o que queria fazer), se de benevolência ou compreensão ou de recuperação momentânea das boas memórias passadas em cima da Vespa que já teve.
De todo o processo de construção, o mais complicado e moroso foi tirar o pólo da vela. O raio do material isolante é duro como tudo! O martelo tem alguma dificuldade em fazer-lhe moça, mas martelada aqui e outra ali, um atirar para o chão com fúria e um aperto no torno, junto com um escarafunchar com uma chave de fendas fina e lá consegui dar cabo daquilo. Fica-se com uma rosca e um veio oco, boa.
Dos apetrechos de jardinagem amontoados porque “um dia podem dar jeito” (esse dia tarda, mas chega!), saiu um adaptador de mangueira da medida certa, que foi soldado à vela com latão. Porquê? A vela é de ferro, o adaptador de uma liga qq. O latão é o melhor para unir materiais diferentes.
Esta parte da soldadura teria sido eu a fazer, mas como não tinha gás / oxigénio, tive que pedir para mo fazerem. Melhor, ficou impecável! :-)
Vai de encaixar tudo e experimentar. Funciona!
O resto resume-se facilmente; tira-se a vela, insere-se a vela que espatifamos e que agora serve de ligação entre o motor e o conjunto mangueira / manómetro. Aperta-se bem. Dá-se ao kick e tenta-se ler nos breves instantes em que dura a medição, vislumbrar o valor registado.
Acho que o meu deu por volta dos 100 psi, o que segundo consta, é um valor fraco. Bolas. :-(
Tenho esperança que seja da ferramenta ser amadora...
Não somos responsáveis por qualquer dano que possam inflingir às vossas Vespas, na execução deste DIY.
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