Tucano Urbano Termoscud - as outras impressões
Em Dezembro de 2010, se calhar um pouco antes, adquiri o Tucano Urbano Termoscud R013 e nessa data fiz um post com as primeiras impressões da sua utilização. Agora vou tentar completar a coisa, com 4 anos de experiência - bolas que isto passa mesmo rápido! - e quebrado o encanto inicial, de modo mais racional e conhecedor de causa. Passados quatro anos, completar um post, não é muito, pois não?
O Tucano Urbano Termoscud R013 é esplendido em cidade e deslocações curtas! Mesmo com chuva (moderada, claro), desde que acompanhado de um bom casaco e se usarem a pala do Termoscud por dentro do casaco, conseguirão transpô-la (quase) sem se molharem. Mas não arrisquem muito. Façam isso apenas com os aguaceiros fracos se querem mesmo ter a certeza de chegar ao destino, secos.
A pala por dentro do casaco conseguem utilizar mesmo sem estar presa ao pescoço pela alça, como na foto em cima. Não se precocupem que essa alça tem um mecânico de segurança aka velcro que se soltará em caso de queda para não irem de rojo agarrados à Vespa, isto segundo a Tucano Urbano. Eu nunca testei - e ainda bem! - e espero que também nunca testem esta funcionalidade.
Para deslocações maiores o Termoscud R013 protege-vos do frio e diminuiu significativamente o impacto da chuva sobre o fato que obrigatoriamente terão que utilizar, se querem preservar em baixo o nível de humidade da vossa roupa. Penso que neste caso o maior defeito do Tucano Urbano é ser curto de lado na parte das pernas, pois é normalmente por aí que se começa a sentir a água entrar. Acaba depois, devido ao spray projectado pela Vespa e pelos outros veículos, molhar as costas e escorrer para o banco mas a primeira gota - e a sair a esta muitas se seguirão! - acaba sempre por se sentir nas pernas. Depois molha o banco e... por aí fora.
A parte dos pés que ao início me pareceu muito aberta, veio-se a confirmar que é mesmo bastante aberta e acaba por deixar molhar o calçado. Não sei se poderia ser de outra forma, sob o risco de prender demasiado os movimentos mas também nunca me aconteceu ensopar o calçado ao ponto de deixar os pés molhados. Por isso acaba por ser um mal menor a não ser que usem sapatos de camurça mas aí provavelmente não estão no veículo certo, nas condições atmosféricas correctas, nem ajustado ao vosso... status social.
Nestes anos de utilização acabei por ver furada uma das bóias laterais que oferecem estabilidade em andamento, para que não sejam açoitados pelo Tucano. Pode ser susceptibilidade mas acho que a partir daí comecei a sentir mais o vento lateral do que me lembro no início da utilização do R013. Mas como digo, pode ser sugestão, as condições climatéricas nunca são 100% iguais e por isso, esta sensação de científica, nada tem. O vento frontal não incomoda, acaba apenas por empurrar o Tucano para baixo e fazer mais pressão na zona das pernas.
Outra coisa excelente que o Termoscud tem é a capa para tapar o banco quando deixam a Vespa estacionada à mercê dos elementos. Se a pala já cobre a parte do banco do condutor e isso normalmente já o mantem seco, com o tempo mais ventoso acaba por sair do lugar. Se colocarem a capa de protecção e a prenderem debaixo do banco, venha o vento que vier que nada a tirará dali e o vosso banco fica integralmente seco.
Por defeito, quando a pala não é presa ao pescoço, a parte que toca no banco quando têm a Vespa estacionada, acaba por se virar para cima. Se estiver a chover, adivinharam, essa parte vai-se molhar. Quando forem estacionar a Vespa e esticarem o Termoscud, adivinharam novamente, vão molhar o banco todo. Posto isto, acabei por adoptar um recolher da pala quando conduzo à chuva. Ou seja, ponho-a por debaixo do restante Tucano, dobrando-a para baixo e assim mantenho-a seca.
Este método tem dois contras. Primeiro, como os fatos de chuva são de nylon, um material semelhante ao exterior do Tucano que dobrado fica em contacto com o fato, acaba por se tornar escorregadio e difícil de o manter na posição normal, direito sobre as pernas, tendo que se ajeitar várias vezes durante o percurso, dependendo do vento que estiver ou que se fizer sentir da natural deslocação do ar. Segundo por muito seco que a pala esteja não acredito que despois de uns bons quilómetros à chuva o banco se tenha mantido seco. Ou têm um pano à mão para secar o banco ou a pala, mesmo que seca, vai-se molhar à mesma quando esticarem o Tucano em cima do banco.
Para o frio não há melhor! Como se o facto de cortar o vento não bastasse e muito para reduzir o desconforto térmico, existe um pelinho delicioso a forrar o Termoscud na parte que fica em contacto com as nossas pernas. Sim, continua a entrar vento, embora muito, muito, muito menos e perfeitamente suportável mesmo em deslocações à Serra da Estrela!
Existe também uma bolsa com fecho muito conveniente mas que não dá para carregar coisas muito volumosas pois estorvará o movimento das pernas.
Posso ainda acrescentar que mesmo que não achem necessário remover o Tucano Urbano durante o verão, o podem enrolar e prender com as faixas que se vêem na foto anterior de ambos os lados e assim ficará arrumado na zona entre o porta-luvas e as vossas pernas (a não ser que sejam muito altos e/ou pernas grandes e esse espaço não exista a não ser para as vossas pernas). Eu desmonto-o sempre, na altura do Verão e tento-o lavar e arrumar dobrado, sem o vincar, até ao próximo Inverno.
Uma questão que ao início me atormentou foi o facto de mo poderem roubar facilmente. Acredito que o mesmo se passe na cabeça de quem está a pensar adquirir um. Fiquem descansados; nestes quatros anos nunca notei que mexessem nele na tentativa de o furtar. Nos primeiros tempos o que fiz foi prender duas alças que existem - e que não se vêem em nenhumas fotos - na porta do porta-luvas e tranca-lo, coisa que continuo a fazer actualmente. Como alternativa existe um cabo de aço, na parte frontal direita inferior do Tucano que podem passar um cadeado até à roda da frente e a um poste ou outra alternativa, de modo a o prenderem juntamente com a Vespa.
Existe uma abertura na zona da chave de ignição que se torna muito útil na altura de aceder à chave. Para os mais compridos de pernas pode acabar por estorvar um pouco quando, em andamento, travam com o travão de pé, no movimento ascendente da perna. Se forem como eu que tento andar sempre com o pé em repouso, com o calcanhar em cima do bacalhau - pedaço de plástico ou borracha, em forma de bacalhau seco que cobre a zona central do estrado da Vespa - de lado, com a biqueira em cima do pedal de travão, irão também notar o mesmo embater na zona mais rígida que dá forma a esta abertura. Acabam por se habituar mas ao princípio vão achar desagradável e incómodo.
Existem também uns acrescentos para o pendura ficar mais protegido mas mesmo com o Tucano Urbano Termoscud R013 as is acabam por ficar os dois ocupantes da Vespa mais protegidos. Atenção que com um passageiro o conjunto acaba por assentar de outro modo e acabam por sentir mais vento do que quando se deslocam sozinhos, mas no global continua com um saldo positivo no frio. À chuva... bom com passageiro tudo acaba por ser pouco porque a água que se acumula entre os dois acaba sempre por ser o ponto mais difícil de proteger e que normalmente gera mais desconforto.
Quatro anos depois e em jeito de resumo, eis o que penso: comprem um Tucano Urbano Termoscud R013 se andam diariamente de Vespa! Se não o fazem mas acham que algum dia irão andar à chuva, comprem-no também! Se o frio vos incomoda, bem, reparem no nome da coisa: Termoscud! Se for esse o único critério de compra, o que é que ainda estão aí a fazer?!?
O Tucano Urbano Termoscud R013 é esplendido em cidade e deslocações curtas! Mesmo com chuva (moderada, claro), desde que acompanhado de um bom casaco e se usarem a pala do Termoscud por dentro do casaco, conseguirão transpô-la (quase) sem se molharem. Mas não arrisquem muito. Façam isso apenas com os aguaceiros fracos se querem mesmo ter a certeza de chegar ao destino, secos.
Aqui a pala está por cima do fato de chuva, mas se a aplicarem por baixo do casaco, funciona muito bem e acaba por afastar do condutor a água que escorre do casaco.
A pala por dentro do casaco conseguem utilizar mesmo sem estar presa ao pescoço pela alça, como na foto em cima. Não se precocupem que essa alça tem um mecânico de segurança aka velcro que se soltará em caso de queda para não irem de rojo agarrados à Vespa, isto segundo a Tucano Urbano. Eu nunca testei - e ainda bem! - e espero que também nunca testem esta funcionalidade.
Pormenor do tal velcro de segurança que se abrirá, em caso de queda, soltando o condutor do
Tucano Urbano Termoscud R013.
Tucano Urbano Termoscud R013.
Para deslocações maiores o Termoscud R013 protege-vos do frio e diminuiu significativamente o impacto da chuva sobre o fato que obrigatoriamente terão que utilizar, se querem preservar em baixo o nível de humidade da vossa roupa. Penso que neste caso o maior defeito do Tucano Urbano é ser curto de lado na parte das pernas, pois é normalmente por aí que se começa a sentir a água entrar. Acaba depois, devido ao spray projectado pela Vespa e pelos outros veículos, molhar as costas e escorrer para o banco mas a primeira gota - e a sair a esta muitas se seguirão! - acaba sempre por se sentir nas pernas. Depois molha o banco e... por aí fora.
A parte dos pés que ao início me pareceu muito aberta, veio-se a confirmar que é mesmo bastante aberta e acaba por deixar molhar o calçado. Não sei se poderia ser de outra forma, sob o risco de prender demasiado os movimentos mas também nunca me aconteceu ensopar o calçado ao ponto de deixar os pés molhados. Por isso acaba por ser um mal menor a não ser que usem sapatos de camurça mas aí provavelmente não estão no veículo certo, nas condições atmosféricas correctas, nem ajustado ao vosso... status social.
Nestes anos de utilização acabei por ver furada uma das bóias laterais que oferecem estabilidade em andamento, para que não sejam açoitados pelo Tucano. Pode ser susceptibilidade mas acho que a partir daí comecei a sentir mais o vento lateral do que me lembro no início da utilização do R013. Mas como digo, pode ser sugestão, as condições climatéricas nunca são 100% iguais e por isso, esta sensação de científica, nada tem. O vento frontal não incomoda, acaba apenas por empurrar o Tucano para baixo e fazer mais pressão na zona das pernas.
A bóia do lado direito furada. Aparentemente na zona do bocal onde se enche. Sei que há um kit de reparação quando o aplicar sairá novo post.
Outra coisa excelente que o Termoscud tem é a capa para tapar o banco quando deixam a Vespa estacionada à mercê dos elementos. Se a pala já cobre a parte do banco do condutor e isso normalmente já o mantem seco, com o tempo mais ventoso acaba por sair do lugar. Se colocarem a capa de protecção e a prenderem debaixo do banco, venha o vento que vier que nada a tirará dali e o vosso banco fica integralmente seco.
Não liguem ao pneu furado, aconteceu em 2010, já foi substituido e o substituto subtituido por outro e esse por outro e outro. Ainda existiam os saudosos Continental Zippy1!
Por defeito, quando a pala não é presa ao pescoço, a parte que toca no banco quando têm a Vespa estacionada, acaba por se virar para cima. Se estiver a chover, adivinharam, essa parte vai-se molhar. Quando forem estacionar a Vespa e esticarem o Termoscud, adivinharam novamente, vão molhar o banco todo. Posto isto, acabei por adoptar um recolher da pala quando conduzo à chuva. Ou seja, ponho-a por debaixo do restante Tucano, dobrando-a para baixo e assim mantenho-a seca.
Este método tem dois contras. Primeiro, como os fatos de chuva são de nylon, um material semelhante ao exterior do Tucano que dobrado fica em contacto com o fato, acaba por se tornar escorregadio e difícil de o manter na posição normal, direito sobre as pernas, tendo que se ajeitar várias vezes durante o percurso, dependendo do vento que estiver ou que se fizer sentir da natural deslocação do ar. Segundo por muito seco que a pala esteja não acredito que despois de uns bons quilómetros à chuva o banco se tenha mantido seco. Ou têm um pano à mão para secar o banco ou a pala, mesmo que seca, vai-se molhar à mesma quando esticarem o Tucano em cima do banco.
Para o frio não há melhor! Como se o facto de cortar o vento não bastasse e muito para reduzir o desconforto térmico, existe um pelinho delicioso a forrar o Termoscud na parte que fica em contacto com as nossas pernas. Sim, continua a entrar vento, embora muito, muito, muito menos e perfeitamente suportável mesmo em deslocações à Serra da Estrela!
Existe também uma bolsa com fecho muito conveniente mas que não dá para carregar coisas muito volumosas pois estorvará o movimento das pernas.
Posso ainda acrescentar que mesmo que não achem necessário remover o Tucano Urbano durante o verão, o podem enrolar e prender com as faixas que se vêem na foto anterior de ambos os lados e assim ficará arrumado na zona entre o porta-luvas e as vossas pernas (a não ser que sejam muito altos e/ou pernas grandes e esse espaço não exista a não ser para as vossas pernas). Eu desmonto-o sempre, na altura do Verão e tento-o lavar e arrumar dobrado, sem o vincar, até ao próximo Inverno.
Uma questão que ao início me atormentou foi o facto de mo poderem roubar facilmente. Acredito que o mesmo se passe na cabeça de quem está a pensar adquirir um. Fiquem descansados; nestes quatros anos nunca notei que mexessem nele na tentativa de o furtar. Nos primeiros tempos o que fiz foi prender duas alças que existem - e que não se vêem em nenhumas fotos - na porta do porta-luvas e tranca-lo, coisa que continuo a fazer actualmente. Como alternativa existe um cabo de aço, na parte frontal direita inferior do Tucano que podem passar um cadeado até à roda da frente e a um poste ou outra alternativa, de modo a o prenderem juntamente com a Vespa.
Existe uma abertura na zona da chave de ignição que se torna muito útil na altura de aceder à chave. Para os mais compridos de pernas pode acabar por estorvar um pouco quando, em andamento, travam com o travão de pé, no movimento ascendente da perna. Se forem como eu que tento andar sempre com o pé em repouso, com o calcanhar em cima do bacalhau - pedaço de plástico ou borracha, em forma de bacalhau seco que cobre a zona central do estrado da Vespa - de lado, com a biqueira em cima do pedal de travão, irão também notar o mesmo embater na zona mais rígida que dá forma a esta abertura. Acabam por se habituar mas ao princípio vão achar desagradável e incómodo.
Existem também uns acrescentos para o pendura ficar mais protegido mas mesmo com o Tucano Urbano Termoscud R013 as is acabam por ficar os dois ocupantes da Vespa mais protegidos. Atenção que com um passageiro o conjunto acaba por assentar de outro modo e acabam por sentir mais vento do que quando se deslocam sozinhos, mas no global continua com um saldo positivo no frio. À chuva... bom com passageiro tudo acaba por ser pouco porque a água que se acumula entre os dois acaba sempre por ser o ponto mais difícil de proteger e que normalmente gera mais desconforto.
Quatro anos depois e em jeito de resumo, eis o que penso: comprem um Tucano Urbano Termoscud R013 se andam diariamente de Vespa! Se não o fazem mas acham que algum dia irão andar à chuva, comprem-no também! Se o frio vos incomoda, bem, reparem no nome da coisa: Termoscud! Se for esse o único critério de compra, o que é que ainda estão aí a fazer?!?
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