Vespa Elettrica
Esta apresentação já foi tão largamente difundida que quase estive para não escrever nada sobre isto. Mas vá, quero ser embaixador da Piaggio em Portugal, aparecer com uma Vespa e chamar-lhe Liberty, vou tentar um texto bonito.
Foi apresentada oficialmente a 7 de Novembro passado na EICMA de Milão, a nova Vespa Elettrica.
Com um motor eléctrico, conforme o nome indica, com uma potência contínua de 2 kW e um pico de potência de 4 kW, possibilitam um torque superior a 200 Nm. Esta relação permite alcançar um desempenho superior ao de uma tradicional scooter de 50cm3, especialmente na aceleração que beneficia da entrega de binário imediato, tão típico dos motores eléctricos.
Existem dois modos de condução accionados pelo condutor: Eco e Power, sendo o modo Power o modo "normal" e o Eco o modo em que se poupa o consumo da bateria mas, claro, a custo de qualquer coisa: apenas se atinge a velocidade máxima de 30Km/h
A autonomia é de 100Km percorridos com uma carga de bateria, valor auxiliado pelo sistema KERS (Kinetic Energy Recovery System) que recarrega a bateria nas fases de desaceleração. O tempo de carga total é cerca de 4 horas e faz-se como qualquer veículo eléctrico. A bateria suporta, sem perca de armazenamento, cerca de 1000 ciclos e após este valor, a Piaggio afirma que nunca descerá abaixo de 80% carga útil utilizável.
A versão X da Vespa Elettrica apresenta o dobro da autonomia, percorrendo 200Km no total, graças à existência de um gerador de energia movido a gasolina, que preserva a energia da bateria. Mas devido à existência de um depósito de gasolina de 3 litros para alimentar o gerador, a bateria tem menor capacidade, descendo a autonomia apenas em modo eléctrico para os 50Km, sendo os restantes 150Km dependentes do gerador e do combustível.
Hip hip hurra, lá para Março chega à Europa mais um modelo de Vespa.
Foi apresentada oficialmente a 7 de Novembro passado na EICMA de Milão, a nova Vespa Elettrica.
Com um motor eléctrico, conforme o nome indica, com uma potência contínua de 2 kW e um pico de potência de 4 kW, possibilitam um torque superior a 200 Nm. Esta relação permite alcançar um desempenho superior ao de uma tradicional scooter de 50cm3, especialmente na aceleração que beneficia da entrega de binário imediato, tão típico dos motores eléctricos.
Existem dois modos de condução accionados pelo condutor: Eco e Power, sendo o modo Power o modo "normal" e o Eco o modo em que se poupa o consumo da bateria mas, claro, a custo de qualquer coisa: apenas se atinge a velocidade máxima de 30Km/h
A autonomia é de 100Km percorridos com uma carga de bateria, valor auxiliado pelo sistema KERS (Kinetic Energy Recovery System) que recarrega a bateria nas fases de desaceleração. O tempo de carga total é cerca de 4 horas e faz-se como qualquer veículo eléctrico. A bateria suporta, sem perca de armazenamento, cerca de 1000 ciclos e após este valor, a Piaggio afirma que nunca descerá abaixo de 80% carga útil utilizável.
A versão X da Vespa Elettrica apresenta o dobro da autonomia, percorrendo 200Km no total, graças à existência de um gerador de energia movido a gasolina, que preserva a energia da bateria. Mas devido à existência de um depósito de gasolina de 3 litros para alimentar o gerador, a bateria tem menor capacidade, descendo a autonomia apenas em modo eléctrico para os 50Km, sendo os restantes 150Km dependentes do gerador e do combustível.
Hip hip hurra, lá para Março chega à Europa mais um modelo de Vespa.
Vídeo de apresentação da Vespa Elettrica
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